A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou que fossem suspensos 13 lotes de anticoncepcional. Por sua vez, a Farmacêutica Bayer apresentou um comunicado oficial e por portaria, indicando o recolhimento de forma voluntária dos lotes do medicamento chamado Gynera, um contraceptivo o qual teve seu resultado no teste de estabilidade apresentado reprovado, sendo insatisfatório aos padrões exigidos e fiscalizados pela agência.
O principal motivo pelo qual os medicamentos foram recolhidos foi, de fato o resultado dos testes de estabilidade realizados, os quais indicaram “risco à saúde com classificação III”, significando portanto um alto risco e logicamente de desaconselhável utilização.
O Gynera é um medicamento contraceptivo, ou seja, anticoncepcional para ingestão por via oral combinado.
Cada drágea para ingestão é composta por uma combinação de estrogêneo (etinilestradiol) com progestógeno (gestodeno) e dois hormônios femininos.
Pelas pequenas quantidades de hormônios ele pode ser considerado um contraceptivo para ingestão de forma oral e de baixa dose.
Tais contraceptivos juntos diminuem consideravelmente a duração e a intensidade no momento do sangramento menstrual, o que reduz bastante a possibilidade de ter anemia por decorrência de deficiência de ferro.
Outro fator importante é relacionado à cólica menstrual, que por sua vez pode ter menor intensidade ou até mesmo desaparecer completamente, o que denotaria outra qualidade da medicação apresentada.
Outros distúrbios como cistos ovarianos, gravidez ectópica (que é quando o feto é formado fora do útero), doença benigna da mama, infecções pélvicas (DIP) e câncer do endométrio e dos ovários, ocorrem com menos frequência em mulheres usuárias de tais contraceptivos.
Os lotes que foram suspensos do medicamento contraceptivo Gynera são os seguintes e com suas respectivas validades:
BSO1EN6, 04.12.17
BSO1F2J, 04.12.17
BSO1FCF, 04.12.17
BSO1F2H, 04.12.17
BSO1F4A, 04.12.17
BSO1FJH, 28.06.18
BSO1G1CC, 28.06.18
BSO1GJS, 25.08.18
BSO1GSS, 26.10.18
BSFO1G1CC, 28.06.18
BSO1GJS, 25.08.18
BSO1H6F, 26.04.18
BSO1GR4, 25.08.18
Para informações mais completas sobre a suspensão dos lotes em questão do contraceptivo Gynera, bem como acessar a portaria e demais dados, basta acessar o site www.portal.anvisa.gov.br.
Evite sempre a auto medicação. Todo e qualquer medicamento a ser utilizado deve ser feito conforme orientação e prescrição de seu médico.
Por Silvano Andriotti
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?