No próximo dia 10 de abril do corrente ano, vai iniciar a campanha nacional de vacinação contra a gripe. Assim que for lançada a campanha, haverá a divulgação das metas e da quantidade de doses que serão oferecidas.
De acordo com informações do Ministério de Saúde, já ocorreram cerca de 232 casos de influenza e 50 pessoas chegaram a óbito em decorrência da doença.
O estado do Amazonas, a vacinação precisou ser antecipada, tendo em vista o fato de haver maior exposição do vírus. Lá a vacinação se iniciou no último dia 20. Ainda de acordo com informações do Ministério Público, no estado do Amazonas houveram 113 pessoas que foram infectadas pelo vírus da influenza e 31 pessoas chegaram a óbito por causa do vírus.
A intenção dessa campanha é imunizar e proteger a todos contra os tipos mais comuns de influenza que estão em circulação no estado onde acontece a campanha.
Cabe ressaltar que a vacina não protege contra problemas respiratórios ou contra qualquer outro tipo de gripe.
Os tipos e especificações de vírus são estipulados pela OMS – Organização Mundial de Saúde, localizada no Hemisfério Sul e os micro-organismos que tem de estar presentes e inseridos na vacina ficam disponíveis no mês de setembro que antecede as campanhas de vacinação.
Quando a divulgação da linhagem do vírus, é feita pela OMS – Organização Mundial de Saúde, os laboratórios começam a trabalhar na produção e na fabricação da vacina. Ainda no mês de setembro de 2017, o Instituto Butantan, que fica localizado na cidade de São Paulo, começou a produção da vacina da campanha.
A vacina pode ser tomada por todas as pessoas, estando disponível de forma gratuita para alguns específicos grupos de pessoas na rede de saúde pública. Para as pessoas que não se enquadram nesse grupo especifico, a vacina poderá ser conseguida em rede privada pelo valor de R$ 130,00 (cento e trinta reais).
Cabe salientar que a dose da vacina deverá ser repetida todos os anos.
Amazonas
Alagoas
Rondônia
Pará
Tocantins
Ceará
Pernambuco
Sergipe
Bahia
Minas Gerais
Rio de Janeiro
São Paulo
Paraná
Santa Catarina
Rio Grande do Sul
Mato Grosso do Sul
Mato Grosso
Goiás
Distrito Federal
TOTAL DO BRASIL
Mulheres grávidas e as que estão em estado puerperal
Crianças de 1 ano a 5 anos, 11 meses e 29 dias
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estiverem sob medidas socioeducativas
Idosos
Trabalhadores da área de saúde
Povos indígenas
Professores que trabalham em escolas públicas ou em escolas privadas
Pessoas que se encontram com morbidade ou em condições clínicas especiais
Funcionários que trabalham no sistema prisional
Pessoas que são privadas da liberdade
No ano de 2018, os números de casos e de morte foram altíssimos, chegando a 6.678 casos de influenza e a 1.370 mortes no país.
De acordo com as informações do Ministério de Saúde, para cada 100 mil habitantes em território nacional, a taxa de mortalidade está em 0,66.
Por Carol Wurlitzer
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?