A toxoplasmose é uma doença adquira de protozoário chamado Toxoplasma Godii facilmente encontrado na natureza. Nos seres humanos a infecção é de 80 a 90% assintomática, ou seja, não causa sintoma o que a torna um tanto perigosa.
Muitas vezes as defesas imunológicas do corpo deixam o parasita inerte. Só se percebe quando o indivíduo fica imunologicamente vulnerável ou, por exemplo, uma anemia é detectada sem motivo algum. Na gravidez o risco é maior, pois, o protozoário pode fazer com que o feto se deforme.
O protozoário está presente principalmente nas fezes de gatos e, por isso, qualquer tipo de contato com elas como na areia de um parque ou de uma praia, por exemplo, pode transmitir a doença. Além disso, é necessário tomar um cuidado grande com carne mal passada e alimentos devem ser sempre bem lavados.
É comum aparecerem ínguas em pessoas contaminadas pelo protozoário; porém o que realmente detecta a existência dele no corpo é um exame de sangue específico.
Por Karin Földes
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?