Herpes é uma doença infecciosa, porém benigna, ou seja, não causa danos maiores ao organismo a não ser pequenas lesões na pele. A transmissão do vírus é feita de pessoa para pessoa, pode ocorrer de acontecer também de objeto para pessoa, mas nesse último caso é mais incomum.
O problema normalmente aparece na boca, principalmente nos lábios deixando-os inchados e depois os fazendo descamarem como numa ferida. Contudo pode-se tê-la em outras partes do corpo como no rosto ou nas nádegas, inclusive, nas partes genitais, o que se caracteriza por herpes genital.
O tipo mais comum costuma aparecer várias vezes, não há uma cura definitiva, é como se fosse uma gripe da pele. Evitar tomar de copos que outras pessoas usaram, tomar sol demais ou não proteger os lábios no frio são bons modos de se evitar o contágio. Além de possuir uma alimentação saudável que fortaleça as defesas do corpo.
Por Karin Földes
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?