Confira aqui algumas dicas de alimentos para controlar a sua pressão.

A hipertensão tem atingido um grande número de pessoas e segundo o Ministério da Saúde, apenas 10% de pessoas que sofrem desse problema, buscam o tratamento ideal para que se consiga melhorar de fato.

A hipertensão tem relação com os níveis de tensão do sangue durante o processo circulatório. Quando acontece de as artérias ficarem mais duras ou apertadas, o coração acaba tendo que fazer mais força para trabalhar e para bombear o sangue para o corpo, com esse trabalho mais excessivo, o coração fica dilatado e acaba trazendo alguns danos para os vasos sanguíneos, podendo ainda, como consequência, trazer também variados danos para outras partes do corpo humano, assim como problemas renais e até mesmo, visuais.

Apesar de se tratar de uma doença crônica, por não possuir a cura, o paciente que consegue se tratar pode viver com uma melhor qualidade de vida, para isso é importante principalmente manter uma boa alimentação, consumindo alimentos saudáveis e evitando o consumo do sal.

Se a hipertensão não for controlada, os riscos da doença acabam aumentando, dentre eles, o risco de se ter um derrame ou um infarto, bem como o aparecimento de complicações cardiovasculares.

A hipertensão idiopática

A hipertensão idiopática é a mais comum e recorrente, pois é o problema de pressão alta que não tem de fato alguma coisa que a tenha ocasionado. Pode estar relacionada à genética, porém, também pode estar ligado há alguns maus hábitos, como fumo, obesidade, sedentarismo e hábitos alimentares ruins.

Alimentos indicados para quem possui hipertensão

Existem alguns tipos de alimentos que podem beneficiar quem possui esse problema de hipertensão, sendo indicado até mesmo pelos médicos:

Potássio:

Todo alimento que for rico em potássio, vale a pena ser consumido por quem possui hipertensão. Consumindo o mineral, a pessoa terá o mesmo benefício que diminuindo a quantidade de sódio na alimentação.

Alimentos que possuem potássio: mamão, banana, manga, tomate, milho, romã, mandioquinha, beterraba, chuchu, dentre outros.

Chá de camomila:

Pelo fato de o chá de camomila possuir seus benefícios calmantes, é muito indicado para quem possui hipertensão, visto que as pessoas que sofrem dessa doença acabam sendo pessoas mais nervosas e tensas e um calmante natural irá favorecer demais.

Melância:

A melância possui uma substância que tem a capacidade de manter as artérias mais relaxadas, essa substancia é denominada citrulina, e também é uma fruta que possui um nível elevado de potássio em sua polpa.

Kiwi:

Possui propriedades antioxidantes, propriedades que combatem o envelhecimento precoce das células, beneficiando a saúde e protegendo o organismo contra a doenças cardiovasculares e a diversos outros tipos de problemas de saúde.

Fibras:

As fibras melhoram os níveis de insulina no sangue, o que acaba deixando os vasos sanguíneos mais relaxados e menos tensos. O Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia informa que acrescentar as fibras nas refeições traz inúmeros benefícios para o organismo por completo.

Alimentos que possuem fibras em muita quantidade: cereais integrais, grãos e folhas verdes, de preferências as verdes escuras, como por exemplo, as folhas de espinafre e as folhas de couve.

A fibra ainda ajuda a melhorar o funcionamento do trânsito intestinal, o que acaba auxiliando também a absorver melhor o potássio.

Gorduras Boas:

As gorduras boas devem ser consumidas, mas com moderação. Elas trazem diversos benefícios para o organismo, diminuem o nível do colesterol ruim, protegem o coração e regula os níveis de insulina.

Alimentos que possuem gorduras boas: abacate, azeite de oliva, diversas sementes, castanhas e outras oleaginosas, dentre outros alimentos.

Alimentos que devem ser evitados por quem tem hipertensão

  • Chá verde, vermelho ou preto: possuem teína, que é uma substancia similar a cafeína, que também contrai os vasos sanguíneos.

  • Café: cafeína é uma substância que aumenta a tensão dos vasos sanguíneos.

  • Alimentos industrializados: todos os alimentos industrializados acabam contendo muito sódio, o que prejudica a doença.

Por Carol Wurlitzer


Se você consome muito refrigerante ou bebidas com muito açúcar e é hipertenso, é hora de reavaliar seu hábito. Segundo estudo publicado na revista Hypertension, tomar acima de 355 ml de bebidas gaseificadas, diariamente, desequilibra a pressão.

A pesquisa foi feita com 2,5 mil americanos e britânicos, entre 40 e 59 anos, e chegou a conclusão que a ingestão de açúcar era maior entre os que ingeriram uma bebida açucarada por dia, segundo o site Time Healthland.

Além disso, quem consumia mais de uma dose de refrigerantes e bebidas açucaradas por dia, ingeria cerca de 397 calorias a mais do que quem bebia líquidos não açucarados.

Portanto, de acordo com os dados científicos, para não correr o risco de desequilibrar a pressão arterial, o limite máximo de ingestão de refrigerantes e bebidas açucaradas é de 3 latas por semana.

Por Amanda Pieranti


O Governo brasileiro anunciou a distribuição gratuita de dez remédios contra diabetes e hipertensão nas drogarias que possuem convênio com a rede Aqui Tem Farmácia Popular.

Os remédios que serão distribuídos tem como princípio ativo: Captopril 25mg, Cloridrato de metformina 500 e 850mg, Maleato de Enalapril 10 mg, Cloridrato de propanolol 40mg, Atenolol 25mg, Losartana potássica 50 mg, Glibenclamida 5 mg e Insulina Humana.

Os estabelecimentos ligados ao programa têm até o dia 14 para oferecer os medicamentos. Para adquiri-los basta ir até um dos postos tendo em mãos CPF, um documento com foto e uma receita médica.

Os endereços das drogarias conveniadas a rede Aqui Tem Farmácia Popular podem ser encontrados no site http://portal.saude.gov.br .

Por Iracema Iris Gonçalves





CONTINUE NAVEGANDO: