Através da medicina atual, nós temos acesso a uma infinidade de informações sobre as mais diferentes patologias. Esses dados explicam o que são essas doenças, as causas, possíveis tratamentos e se possuem uma cura definitiva ou não e tantos outros pontos inerentes. Mas, existem enfermidades que não existe uma solução final e sim um controle por parte dos pacientes, nesta lista podemos citar a diabetes, artrite, herpes, dentre outras. E no texto de hoje, vamos abordar sobre um desses problemas que necessitam de um acompanhamento profissional, pois não tem cura: a asma. E explicar também como os asmáticos precisam promover uma mudança nos hábitos cotidianos para que os sintomas sejam os mais amenos possíveis. Confira as informações abaixo.
Hoje em dia muitas pessoas acreditam que conhecem de fato a asma, mas a verdade é que muitos indivíduos confundem essa patologia com outras mazelas. A asma é da classe das patologias inflamatórias e ela pode ser qualificada como uma complicação no ato da respiração, ou seja, as pessoas não conseguem inspirar e expirar de forma correta, por obstruções nas vias aéreas. Devido a essa dificuldade, os indivíduos com essa doença se sentem mais cansados e também estão mais suscetíveis a sofrerem alterações cardíacas. Além de sofrerem com outros sintomas como tosse, peito carregado e outros.
É importante ressaltar que crises asmáticas podem acontecer em qualquer estação. Inclusive pacientes relatam uma maior quantidade de crises durante o verão. As informações acima são importantes, pois, os sintomas são parecidos com o de uma gripe forte, não é mesmo? Por isso, o diagnóstico de asma só pode ser dado por um profissional, assim como o tratamento específico para cada um dos casos. Mesmo assim, algumas dicas simples podem ajudar e muito para que as pessoas consigam minimizar os sintomas dessa doença. Confira abaixo 4 sugestões para amenizar a asma.
Esse precisa ser um dos principais pontos de atenção para os asmáticos: lugares fechados e com cheiros fortes. Isso é um prato cheio para possíveis crises. Por isso, para as pessoas que sofrem com asma, é importante passar a maior parte do tempo em lugares arejados com uma boa ventilação de ar, que são limpos com frequência e que não possuam tantos objetos que possam acumular poeira como tapetes e carpetes.
Uma boa dica também é ter um umidificador ou um circulador de ar. Esses aparelhos ajudam a purificar o ambiente e caso você não tenha receio com cheiros, em alguns desses eletrodomésticos pode-se diluir na água essências como eucalipto, lavanda e outros. Essas essências costumam causar uma sensação de tranqüilidade. Mas, é fundamental fazer alguns testes e por isso coloque poucas gotas para evitar qualquer tipo de irritação. E em caso de alguma indisposição só invista em um ambiente aberto.
Você já deve ter ouvido que a natação é uma excelente atividade física para os asmáticos e é mesmo. Mas, existem outras modalidades indicadas como o pilates e a caminhada. Esses dois exercícios ajudam em uma respiração melhor, pois a pessoa precisa prestar atenção no processo respiratório para ter mais energia para executar todos os movimentos de maneira correta.
Cheiros fortes é um ponto a ser evitado, sobretudo fumaças tóxicas como as produzidas pelos cigarros. Se você é fumante, essa é mais uma das centenas de razões para você largar esse vício e caso não seja, é importante evitar um contato direto com os fumantes. Pois a inalação da fumaça vai contribuir e muito para a obstrução das vias aéreas e assim causar uma irritação que atrapalham no processo respiratório. A ordem para as pessoas asmáticas é permanecer em um ambiente o mais limpo possível.
Como mencionamos acima, a asma não tem cura e é necessário fazer um controle. E esse acompanhamento é, na verdade, uma parceria entre médico e paciente. Com isso, apenas um especialista vai ser capaz de indicar o tipo de medicamento, a quantidade de remédio e dar outras sugestões sobre a doença. Infelizmente, muitos indivíduos só procuram o médico em caso de crises graves, esse comportamento é errado. É importante ter esse acompanhamento, pois as crises podem ser evitadas e a qualidade de vida dos asmáticos vai ser muito melhor.
Espero que essas sugestões possam lhe ajudar no tratamento contra quadro de asma. Boa sorte!
Isabela Castro.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?