Desde a antiguidade, as ervas são utilizadas para a cura de diversas doenças. Você sabia que problemas como o medo e a ansiedade podem ser reduzidos através de tratamento com plantas? Confira.
O medo e a ansiedade estão presentes em nossa vida o tempo todo. E não são algo ruim, quando se apresentam em um nível baixo e controlável. Isso porque é o medo que nos torna mais cautelosos diante de situações que de fato representam algum risco. A própria ansiedade é natural quando estamos prestes a realizar algo importante ou tomar uma decisão.
O medo, assim como a ansiedade, só se transforma em problema quando começam a impedir a pessoa de realizar as atividades normais do cotidiano. Se essas sensações fazem com que tenhamos dificuldade de estudar, trabalhar ou mesmo nos divertir, é nessa hora que devemos entender que é preciso buscar ajuda e tratamento. Muitas vezes pode ser necessário contar com um profissional para sair desse estado. A procura de um tratamento psicológico em certas situações será indispensável.
A fitoterapia também pode ser usada para auxiliar no tratamento de casos de medo inexplicável e ansiedade fora do normal. Desde que esses sintomas ainda sejam leves e estejam apenas provocando apenas um certo desconforto, a utilização de plantas consideradas medicinais pode ser muito útil.
A fitoterapia é o estudo que busca a cura de patologias através das plantas. Não é segredo para ninguém que várias espécies de plantas apresentam propriedades que podem ser aliadas em diversos tratamentos. Inclusive de alguns distúrbios psicológicos.
Melissa
Essa é bem conhecida por todos e pode ser encontrada facilmente em qualquer lugar. Trata-se da Melissa, que é também chamada de erva cidreira. Seu chá é utilizado para tratar problemas do aparelho digestivo, mas essa não é a única propriedade dessa espécie. A Melissa pode acalmar e promover uma sensação de bem-estar. Com isso, contribui para a diminuição do medo e da ansiedade. Seu chá também pode ajudar em casos de cólicas menstruais e dores de cabeça. E para quem gosta de cultivar plantas em casa, aí vai uma dica: plante a Melissa e a terá suas folhas sempre que precisar. Ela é uma espécie de fácil cultivo.
Lavanda
Todos conhecem a Lavanda por seu perfume. Mas o que talvez alguns não saibam é que ela é muito aplicada na aromaterapia. Essa utilização se dá inclusive para os casos de medo e ansiedade. Seu perfume atua em casos de dores de cabeça, dificuldade para dormir, depressão. Por causa dessas propriedades, ela é considerada importante para combater o medo e a ansiedade. A Lavanda ainda pode ser aplicada em tratamentos da pele e de cólicas abdominais.
Camomila
Quem nunca ouviu falar do chá de camomila para acalmar? Talvez seja este o primeiro nome de planta que vem a mente quando se trata de tranquilizar alguém. E sim, ela pode ajudar na redução do estresse, da hiperatividade, colaborando assim com uma menor sensação de medo e reduzindo a ansiedade. Outras aplicações da Camomila são para combater o enjoo, as inflamações e as terríveis cólicas menstruais. O seu chá é feito a partir das suas pequeninas flores. Portanto, quando quiser se sentir mais tranquilo e calmo diante das situações, lembre-se da Camomila.
Passiflora
A Passiflora tem o poder de relaxar e acalmar, sendo bastante empregada para o tratamento da insônia. Ao melhorar a qualidade do sono, é capaz de auxiliar no combate à depressão, facilitar a concentração e reduzir a ansiedade. Por todos esses benefícios, é uma alternativa frequentemente aplicada em casos de distúrbios emocionais.
É bem fácil encontrar ela em cápsulas, sendo vendida em diversas farmácias convencionais.
Valeriana
Sabemos que a qualidade do sono está diretamente ligada a sensação de bem-estar. E a Valeriana pode contribuir com um bom descanso do corpo e da mente, aliviando o estresse gerado pelo esforço do dia a dia. Esta planta tem a capacidade diminuir a irritação descontrolada e elevar o nível de concentração.
Tília
A Tília é empregada no combate a hipertensão e dores de cabeça frequentes. Pode ser igualmente útil no tratamento de infecções da pele. Outro benefício da planta é para os casos de insônia e ansiedade. A Tília pode dar um alívio nos casos de grande tensão nervosa, tranquilizando e ajudando a dormir com mais facilidade. Para comprar Tília, é só procurar nas lojas que comercializam produtos naturais ou através das farmácias de manipulação.
Erva de São João
Embora ela seja uma das principais ervas quando se trata de tratamento para depressão, é preciso muito cuidado para utilizar. Uma dose superior a que é recomendada por médicos pode trazer sérios riscos a saúde. Portanto, a Erva de São Joao precisa ser prescrita por um médico. É recomendada para o tratamento do estresse e da insônia. Tem aplicação também em tratamentos de pele, contra acnes por exemplo. Alguns a utilizam ainda no combate a caspa.
E se você gosta de chá e é adepto a tratamentos alternativo, não se esqueça que mesmo as ervas devem ser consumidas com prudência respeitando sempre a quantidade recomendada.
Por isso, consuma o seu chá, muitos deles são bem saborosos. Mas não esqueça que, dependendo do problema, a visita ao seu médico é indispensável.
Henri Silva
Saiba o que é a DII, quais os sintomas, diagnóstico e como tratar. No começo, os primeiros sintomas parecem algo… Leia Mais
Confira aqui as principais informações sobre a Doença de Crohn. O ser humano durante toda a sua vida é comumente… Leia Mais
Saiba aqui o que é, quais são os sintomas e como tratar o Mieloma Múltiplo. Existem diversas doenças que afetam… Leia Mais
Saiba aqui o que é e para que serve o Exame TSH. É provável que você já tenha ouvido falar… Leia Mais
Saiba aqui qual é o melhor modelo de máscara para se proteger do Covid-19. Apesar de fazer mais de um… Leia Mais
Saiba aqui o que muda na campanha de vacinação para Gripe neste ano de 2021. Não há dúvidas que estamos… Leia Mais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies