A menopausa é uma condição que atinge, ou atingirá as mulheres em sua maioria. É um período temido por todas, pois prejudica muita a qualidade de vida, devido a seus sintomas intensos.
A boa notícia é que é possível aliviar esses sintomas e não deixar que eles afetem a sua vida. Algumas mulheres recorrem à reposição hormonal, no entanto, essa pode não ser a melhor opção para muitas delas.
Se você está buscando formas de aliviar os sintomas do climatério, menopausa e pós-menopausa sem reposição de hormônio, continue fazendo leitura desse artigo para descobrir.
Quando a mulher chega à faixa etária de 45 anos, há um desequilíbrio na produção dos hormônios femininos fabricados pelos ovários, estrogênio e progesterona. É perto dessa idade que a mulher para de menstruar e o corpo começa a sentir as consequências dessa queda de produção.
Esse período é conhecido como climatério, já que a menopausa é a última menstruação. A pós-menopausa é o que vem depois e atinge mulheres já na terceira idade.
Os sintomas que ocorrem durante a transição desses três períodos são praticamente os mesmo, e também são parecidos com alguns sintomas da TPM, no entanto, são mais intensos, permanecem por mais tempo e podem gerar graves consequências para a saúde da mulher.
Confira abaixo quais são esses sintomas, alguns surgem no climatério e perduram até a pós-menopausa, já outros, só surgem na pós-menopausa.
No caso da pós-menopausa, deve ser ter mais cuidado, pois os problemas que surgem consequentes do período climatério, em especial, são patologias ligadas à saúde íntima da mulher.
Normalmente, as mulheres chegam nessa fase na idade de 65 anos (média), o que torna mais fácil o surgimento de diferentes tipos câncer, por isso a reposição hormonal de forma sistêmica pode agravar o problema, invés de solucionar, sendo assim, é necessário buscar alternativas para aliviar os sintomas pós-menopausa sem fazer reposição hormonal.
É comum o médico receitar medicamentos para aliviar sintomas locais, como suor e ondas de calor, pomadas, sabonetes e lubrificantes para aliviar os sintomas na vagina, tudo vai depender da gravidade do quadro de cada paciente.
Existem tratamentos alternativos naturais que garantem aliviar esses sintomas também, como o tratamento a base de Fitoestrogênios, que é um medicamento desenvolvido de plantas.
A seguir você vai conhecer outras medidas simples que podem melhorar o seu quadro de pós-menopausa. Confira!
A alimentação pode influenciar muito na incidência dos sintomas da menopausa, tanto para aliviar, quanto para intensificar, sendo assim, é importante que você repense sua alimentação se deseja aliviar os sintomas pós-menopausa.
Inclua em sua alimentação os seguintes alimentos:
Evite:
As mulheres que fumam têm mais facilidades a complicações durante a pós-menopausa. A recomendação é que busque auxílio de um profissional e pare hoje mesmo de fumar.
Água! Beba água!
Além das outras medidas que citei no texto, a prática de exercício deve se tornar um hábito na vida de qualquer pessoa, e se você deseja aliviar os sintomas da menopausa, pré, durante ou pós, deve mudar sua rotina hoje!
A prática regular de exercícios físicos vai te ajudar a queimar gordura e manter o peso, melhorar aquele mau humor comum durante esse período, auxiliar na manutenção do sono, fortalecimento dos ossos, controle do nervosismo, e outros sintomas comuns pós-menopausa.
Logo abaixo, você encontrará uma lista dos exercícios mais indicados para esse fim e poderá escolher o que mais se identificar.
São exercícios diversificados que atendem a diferentes gostos e limitações, é só escolher o ideal para você e começar a praticar agora mesmo!
Lembrando que para a prática de alguns exercícios, é importante o auxílio de um profissional.
É possível ter uma qualidade de vida pós-menopausa, livre dos sintomas e consequências, no entanto, a mulher precisa começar a se cuidar o quanto antes, adotando hábitos saudáveis para a sua vida, como: boa alimentação, prática de exercícios físicos, cuidados com o sono, evitar consumo de bebidas alcoólicas, drogas ilícitas e cigarros, consumir água adequadamente, fazer leituras, etc.
A visita regular a um ginecologista nessa idade é de extrema importância. Se cuide! Se ame!
Por Nara Sampaio
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?