Engana-se quem acredita que o HPV (Papilomavirus Humano) é uma doença que atinge apenas as mulheres. Uma pesquisa recente mostrou que o HPV possui incidência de 50% nos homens saudáveis. No caso das mulheres, seus índices estão de 15% a 20%. Por isso, a classe médica analisa a possibilidade de indicar a vacina contra o HPV também para os homens.
Atualmente a vacina contra o HPV é indicada para mulheres com bom estado de saúde com idades entre nove e 26 anos. O Papilomavirus Humano costuma viver nas células que revestem a área genital, região anal, garganta e cavidade oral. Existem mais de 100 subtipos de HPV, sendo que cerca de 40 deles são sexualmente transmissíveis e são agentes que propiciam o surgimento do câncer no colo do útero.
Essa doença costuma aparecer de uma forma discreta e é enfrentada pelo próprio sistema imunológico. Um dos principais sintomas é o surgimento de lesões como verrugas. Para diagnosticar a doença é feito um exame clínico. No caso dos homens, é feito um procedimento chamado de peniscopia, em que é aplicado um reagente para identificar se o vírus está presente.
Não existem medicamentos para a cura do HPV, mas sim a cauterização das lesões formadas. Uma das principais recomendações dos médicos para evitar o contágio do HPV é o uso da camisinha durante as relações sexuais e diminuir o número de parceiros.
Por Selma Isis
Fonte: Dr. Rogério Vitiver, médico urologista
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?