O Coronavírus, responsável pela pandemia global, faz parte da família do vírus (CoV) e já está em circulação no país, tendo a denominação de SARS-CoV-2 pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A doença provocada é a COVID-19. No Brasil, já existem mais de 2 mil casos confirmados pelas autoridades e nesse post você vai conferir as principais dúvidas e esclarecê-las. Vamos lá?
Entre os principais sintomas estão: febre, tosse seca ou com apresentação de catarro, coriza e dificuldade para respirar. Além disso, outros sinais estão relacionados à doença como dor na articulação, cansaço, entre outros.
Nesse contexto, o público mais suscetível a desenvolver a doença é a pessoa idosa, principalmente se apresentar diabetes, pressão alta, entre outros problemas cardiovasculares.
A transmissão do coronavírus pode ocorrer pelo ar ou também pelo contato pessoal por meio de secreções que podem estar contaminadas como, por exemplo, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo por meio de toque ou aperto de mão, além de contato com objetos ou superfícies que podem estar contaminadas.
Dessa maneira, o período de incubação do vírus pode ser de até duas semanas, fase em que os primeiros sinais da doença podem aparecer.
De acordo com o Ministério da Saúde, existem cuidados básicos que podem reduzir a transmissão da doença, como:
– Lavar as mãos de forma frequente usando água e sabonete.
– Álcool gel
– Evitar tocar olhos, nariz e boca
– Evitar ter contato com pessoas que estejam doentes
– Ao tossir, cobrir a boca e o nariz.
– Manter distância de até 2m das pessoas
Profissionais de saúde devem usar equipamentos de proteção individual como, por exemplo, máscara cirúrgica, luvas, avental, óculos de proteção.
O diagnóstico da doença é feito por meio de coletas de material respiratório que tenham potencial de aerossolização. É realizada a coleta por um profissional de saúde, que são encaminhadas para um laboratório.
Ainda não existe um tratamento específico para o coronavírus, e entre as medidas de tratamento mais indicadas estão o repouso e também o consumo de bastante água. Além disso, algumas medidas de precaução podem ser tomadas para aliviar as dores e sintomas como o uso de antitérmicos e analgésicos, por exemplo.
Nesse sentido, se vocês estiver apresentando sintomas e eles persistirem é imprescindível buscar ajuda médica para fazer a confirmação do diagnóstico e começar o tratamento.
Os idosos e a faixa etária em que o risco de mortalidade cresce de forma exponencial é a partir dos 65 anos. Dessa maneira, é fundamental que idosos evitem aglomerações, evitem ter contato com os netos e se protejam das doença.
Ainda não existem evidências e estudos que podem comprovar a transmissão do coronavírus por meio de animais de estimação.
Até o momento não, mas vacinas e medicamentos estão em processo de pesquisa e estão sendo testados em estudos clínicos.
Na fase inicial da doença, ainda não há uma diferença entre os sinais e sintomas, pois são muito semelhantes. Dessa forma, se os sintomas persistirem é fundamental procurar um hospital para fazer um diagnóstico.
O período médio de incubação do vírus é de 5 dias, mas o intervalo pode chegar a até 14 dias, e após o contato com vírus a doença pode ficar incubada por até duas semanas.
Dessa forma, é fundamental cada um fazer a sua parte e se prevenir do vírus. Compartilhe o post nas suas redes sociais!
Por Babi
Saiba o que é a DII, quais os sintomas, diagnóstico e como tratar. No começo, os primeiros sintomas parecem algo… Leia Mais
Confira aqui as principais informações sobre a Doença de Crohn. O ser humano durante toda a sua vida é comumente… Leia Mais
Confira aqui quais são os melhores tratamentos naturais para combater a Ansiedade e Medo. Desde a antiguidade, as ervas são… Leia Mais
Saiba aqui o que é, quais são os sintomas e como tratar o Mieloma Múltiplo. Existem diversas doenças que afetam… Leia Mais
Saiba aqui o que é e para que serve o Exame TSH. É provável que você já tenha ouvido falar… Leia Mais
Saiba aqui qual é o melhor modelo de máscara para se proteger do Covid-19. Apesar de fazer mais de um… Leia Mais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies