São Paulo está no meio de uma epidemia de conjuntivite desde o Carnaval e, para se proteger, basta seguir algumas medidas simples. Por esta doença ser na maioria das vezes causada por vírus ou bactérias, evite locais com muitas pessoas e também contato com pessoas que estejam contaminadas. Esta inflamação da membrana que reveste o olho pode apresentar algumas alterações na córnea e nas pálpebras temporariamente.
Caso sinta ardência nos olhos ou esteja lacrimejando muito, com sensação de areia, vermelhidão ou inchaço, procure um oftalmologista, pronto socorro ou posto de saúde o quanto antes, já que todos os médicos estão habilitados para diagnosticar a doença.
Evite coçar os olhos, compartilhar objetos e usar água boricada ou chás caseiros. Se sentir a necessidade de umedecer os olhos, use água filtrada gelada ou soro fisiológico com gase ou algodão.
Nem todas as pessoas apresentarão todos os sintomas ao mesmo tempo, já que outras doenças também aparecem da mesma forma. Assim também não use colírios para não piorar a situação. Mantenha sempre as mãos e o rosto bem lavados para impedir a proliferação da infecção.
Por Danielle Vieira
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?