Não é somente da AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis que as pessoas podem se prevenir com o uso de camisinha. O HPV, papiloma vírus humano, é um elemento a ser combatido também. São mais de 200 tipos diferentes de vírus que podem causar lesões na pele ou mucosas de homens e mulheres, sendo que alguns deles apresentam chances de provocar lesões pré-cancerosas.
O câncer do colo do útero pode ser desencadeado por algum dos tipos de HPV. Este é o segundo tipo de câncer com maior incidência nas mulheres, só perde para o de mama e é também uma das maiores causas de morte para o sexo feminino no país.
O Ministério da Saúde faz campanhas preventivas a mais de 15 anos e incentiva a mulher a fazer seus exames com frequência, pois com diagnósticos precoces é mais fácil de tratar o mal.
Atualmente, já existem vacinas preventivas contra os tipos de vírus responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo do útero; elas protegem por mais de três anos pelo menos 94% das mulheres.
Informações podem ser obtidas pelo portal do Instituto Nacional do Câncer.
Por Danielle Vieira
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?