A acne é uma condição causada na pele, que surge quando os folículos pilosos já estão obstruídos por células mortas e sebo, fazendo com que essa região fique tomada por bactérias que causam a inflamação. Esse problema pode ocorrer em pessoas adultas, adolescentes e idosos. Geralmente a acne aparece no rosto, ombros, costas e peito.
A acne pode surgir por diferentes fatores, e é preciso observar com calma para chegar ao diagnóstico correto. Mas, muitas pessoas recorrem ao dermatologista, que é o especialista em tratar doenças da pele. Na maioria dos casos, a acne aparece por consumo excessivo de alimentos ruins. Um bom exemplo são os alimentos gordurosos, que se ingeridos em excesso, podem trazer consequências no corpo e também no rosto. Outra razão que facilita o aparecimento da acne é a grande taxa de hormônio no organismo e a última causa pode ser por fator genético.
A acne não surge do dia para noite, a pele vai dar sinal que algo não está bem. A princípio aparecem os cravos, que já são sinal de alerta que sua pele não está respirando bem. E se esses cravos não forem tratados logo de início, eles vão evoluir para cravos abertos e depois eles viram a acne. Esse processo vai muito além da parte estética, pois pode se tornar um quadro infeccioso e ocasionar desconforto e dor.
Algumas pessoas não sabem como tratar a acne em casa. E já vou adiantar que é uma coisa muito fácil e econômica de fazer. O segredo está em manter essa rotina com frequência e diária. Veja abaixo alguns dos cuidados que podem ser praticados diariamente:
– Lavar o rosto depois que acordar e antes de dormir com sabonete neutro
– Evitar o uso de produtos que podem ficar acumulados nos poros do rosto como: Creme e maquiagem
– Não esprema a acne do rosto
– Use loções especificas para o controle da oleosidade da pele
Se você tiver passando por esse tipo de situação, o ideal é procurar a ajuda de um dermatologista. Só ele é capaz de conseguir identificar os fatores que estão levando sua pele a estar dessa forma. Em muitos casos eles fazem um controle do problema usando medicamentos como antibióticos como tetraciclina. Em muitos casos os tratamentos usam comprimidos e composições de uso externo, como pomadas. Mas, o ideal é que mesmo com esse tipo de tratamento, se tenha o controle da alimentação, e dessa forma ir diminuindo o aparecimento da acne, até que ela suma por completo. Muitas pessoas só conseguem ver o resultado final depois de meses, e mesmo assim, se fizer o tratamento de forma certa.
A acne é uma condição comum que atinge diferentes tipos de pessoas. Mas ela pode ter muitos tipos diferentes, e essa informação é desconhecida pela maioria das pessoas. Veja abaixo os tipos de acnes que existem:
– Acne Cística, que também é conhecida como acne conglobata, é a forma mais grave de acne. Geralmente aparece em homens jovens. Esse tipo de acne é mais complicado de tratar e pode deixar cicatriz.
– Acne fulminante é uma forma mais grave do que a acne cística e geralmente aparece em adolescentes. Elas costumam se espalhar rapidamente na região do corpo e é mais difícil de controlar. Em alguns casos podem surgir sintomas como dor muscular e febre.
– Acne Infantil não é tão comum, mas existe. Normalmente aparece em bebês de 3 a 16 meses. Esse problema acontece por fator de estresse no parto e deve ser tratado diretamente com pediatria especializada.
– Acne vulgar é o tipo mais comum de acne. Aparece mais em jovens e adultos e tem fácil tratamento.
A acne pode surgir em diferentes fases da vida. O importante é tratar logo do início!
Escrito por Cristiane Amaral
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?