A campanha de vacinação contra a gripe inicia dia 30 de março em JI- Paraná, em Rondônia. Portanto, é fundamental ter atenção e os idosos terão prioridade na primeira etapa da campanha. Nesse post, você fica por dentro de tudo. Vamos lá?
Em Rondônia, JI-Paraná, a campanha de vacinação contra a gripe ocorrerá na região na central e a prioridade inicial será as pessoas idosas. Assim, a partir do dia 30 de março estarão disponíveis para a população um total de 16 pontos para vacinação, sendo 14 na cidade e o restante em dois distritos: Nova Londrina e Nova Colina.
Além disso, nenhuma unidade básica de saúde vai oferecer dose de vacina e segundo a Prefeitura, o foco é atender as pessoas idosas em lugares que sejam amplos e mais arejados, a fim de evitar a contaminação por meio do coronavírus.
Os atendimentos ocorrerão das 08h às 11h30 e também das 13h30 às 17h.
Primeiro Distrito:
Segundo Distrito
Distritos
O foco principal da vacinação contra a gripe é reduzir a circulação do vírus, uma vez que o influenza pode acarretar uma série de complicações para a saúde como, por exemplo, pneumonia e também doenças cardíacas.
Além disso, a profilaxia oferecida pelo SUS atua na proteção contra três tipos do vírus da gripe e que, geralmente, são variações dos vírus A (H1N1), A (H3N2) e também a gripe B, que provoca epidemias sazonais e podem ter sintomas semelhantes a outros vírus, que podem acarretar a febre alta, tosse seca, dores musculares pelo corpo, dor de cabeça, entre outros.
Pesquisas apontam também que a vacinação é muito importante para prevenir infecções graves, hospitalizações e mortes por causa da gripe. Esse entendimento é muito importante, sobretudo para os grupos que constituem o alto risco como, por exemplo, as pessoas idosas.
Na medida em que envelhecemos, as células que fazem parte do sistema imunológico vão se declinando, por isso, é tão importante que as pessoas idosas se cuidem e se vacinem para se protegerem da doença. Dessa forma, os idosos são mais suscetíveis e vulneráveis não apenas a gripe, mas também a complicações como, por exemplo, diabetes, insuficiências cardíacas e renais, entre outros agravos.
Assim, não é preciso ter medo da vacina, pois ela conta com os vírus que estão mortos e nesse sentido não podem provocar a doença. Entre as reações mais comuns destacam-se a vermelhidão, dor ou também inchaço no lugar que teve a aplicação e pode demorar alguns dias para passar.
Em 2020, por causa do risco de adoecimento ou de complicações, foram considerados os grupos de risco pelo Ministério da Saúde:
– Pessoas que tenham entre 55 a 60 anos
– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
– Trabalhadores de saúde, gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, portadores de determinadas doenças que são crônicas não transmissíveis e que tenham também outras condições clínicas, forças de segurança e salvamento.
– Adolescentes e jovens que tenham entre 12 a 21 anos de idade e que estejam sob medidas socioeducativas
– População privada de liberdade
– Funcionários que atuam no sistema prisional
Se você não faz parte do grupo de risco, terá que recorrer a rede privada para tomar a vacina.
Além disso, a vacina contra a gripe não confere proteção contra o coronavírus.
Não se esqueça de compartilhar este post com as dicas nas suas mídias sociais. e faça a sua parte para evitar e combater o coronavírus.
Por Babi
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?