A partir de agosto, o Brasil começará a testar o remédio que visa prevenir a infecção pelo vírus HIV. A pesquisa será feita pelo Centro de Referência e Treinamento DST-Aids, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e pela Fundação Oswaldo Cruz.
Os pesquisadores acompanharão 400 voluntários homens que se relacionam com travestis e com outros homens, durante um ano.
O medicamento a ser testado é o Truvada, esse medicamento é usado no Brasil durante o tratamento da doença, mas ainda não é adotado como um tratamento preventivo. Já nos Estados Unidos, o Truvada é usado tanto para prevenir quanto para tratar a doença.
De acordo com a infectologista Brenda Hoagland, o objetivo é testar o medicamento com voluntários que estão mais vulneráveis a adquirir a doença, assim, o estudo demonstrativo será feito e posteriormente o uso do comprimido como prevenção poderá ser autorizado no Brasil. Ela também esclareceu que o remédio não visa substituir o uso de preservativos, pois ele não tem ação sobre outras doenças sexualmente transmissíveis.
Uma pesquisa feita anteriormente mostrou que o Truvada é capaz de reduzir de 43% a 94% a chance de infecção pelo vírus, tudo depende da adesão da pessoa ao tratamento.
Por Jéssica Posenato
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?