Recorrente das estações mais frias do ano, a gripe é um dos maiores desafios da Organização Mundial da Saúde (OMS), afinal, é uma doença que se propaga rapidamente. Uma única pessoa gripada pode contaminar dezenas de indivíduos, basta compartilhar o mesmo espaço ou os mesmos objetos pessoais. Na maioria das vezes trata-se de uma enfermidade breve, mas quando não é cuidada adequadamente, pode evoluir para problemas mais graves.
Além de se prevenir com a vacinação, você também pode adotar medidas que ajudam a evitar a contração e disseminação da gripe nos ambientes em que você convive. Dessa maneira, você também fica longe dos sintomas que podem atrapalhar a sua rotina, como indisposição e febre.
Quer saber mais? Confira, abaixo, o que fazer para não pegar gripe!
Beber bastante água e apostar em uma alimentação saudável diminui os riscos de ficar gripado. O ideal é dar preferência para os alimentos com vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, tornando o nosso organismo mais resistente diante do vírus.
Além disso, também é recomendado evitar o consumo de comidas muito gorduras e optar pelas que são compostas por vitaminas e minerais. Consuma duas frutas por dia, aposte nas saladas e até mesmo nas sopas com legumes.
Não apenas as crianças e idosos que podem tomar a vacina da gripe, qualquer pessoa que queira evitar essa doença também pode se prevenir. Para tanto, é necessário comprar a dose disponível em todas as farmácias do Brasil.
O corpo humano não costuma reagir bem às mudanças repentinas de temperatura, logo é indicado impedir que isso ocorra com frequência. Portanto, se está muito calor e você que ligar o ar-condicionado no trabalho ou em casa, não deixe a temperatura baixa a ponto de ser necessário vestir uma blusa.
Escolha uma temperatura média e sempre verifique se o filtro do ar-condicionado está limpo, pois é nesse lugar que os microorganismos se concentram e podem ser espalhados por todo o ambiente.
Certamente, você já sabe que não é recomendado ficar em locais totalmente fechados na companhia de pessoas que estão resfriadas ou gripadas. Mas, a dica também vale para lugares em que não tem ninguém doente. Nas épocas mais frias do ano e em períodos de epidemia, procure evitar os locais fechados.
Caso trabalhe em um escritório com janelas e portas fechadas, deixe um pequeno espaço aberto para que haja a circulação do ar. Dessa forma, os vírus, bactérias e fungos têm menores chances de serem disseminados.
Quando um colega de trabalho ou familiar estiver resfriado ou com gripe, não para de espirrar ou tossir, é indicado que essa pessoa faça uso de uma máscara respiratória, que pode ser facilmente comprada nas farmácias e não deixa que os vírus se espalhem pelo ar. Se o indivíduo não quiser usar esse artigo, você mesmo pode colocá-lo para que os agentes da doença não entrem no seu sistema respiratório.
Esqueceu o guarda-chuva e acabou pegando aquela chuva no meio do caminho? Assim que chegar em casa tire a roupa molhada do corpo, pois a umidade favorece o aparecimento da gripe. Também vale tomar um chá morno com uma colher de mel para manter a garganta quente.
Uma boa escolha é o chá de equinácea que ajuda no desenvolvimento dos glóbulos brancos, que funcionam como as nossas células de defesa. O chá pode ser tomado todos os dias ou quando ocorrerem mudanças de estação, principalmente, durante o inverno. Assim, você fica mais saudável e livre da gripe.
Texto por Simone Leal
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?