Os cânceres mais comuns que afetam as mulheres são os de útero, colo de útero, endométrio, ovários, trompas, vulva e mamas. A prevenção certamente é a cura para esse tipo de doença. Para isso a partir da primeira menstruação é preciso que a mulher consulte um ginecologista e que a visita anual a esse médico se torne um hábito.
A doença, dependendo de sua intensidade, pode crescer e se espalhar rapidamente pelo corpo se não for tratado a tempo. Por isso o diagnóstico precoce é a melhor prevenção. Muitas mulheres pensam que terão sintomas logo que começarem a desenvolver a doença e muito se enganam, pois, o câncer age silenciosamente e só apresenta sintomas na fase mais avançada.
A prevenção também pode ser feita com exercícios físicos, alimentação saudável, não possuir nenhum vício (tabagismo, álcool, drogas), uso de camisinhas para evitar infecções, evitar trocar muito de parceiros e fazer exames anualmente sempre com acompanhamento médico. Mulheres maiores de 40 anos devem visitar semestralmente um médico ginecologista.
Por Karin Földes
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?