Cistite é o nome que se dá a inflamação da bexiga. O seu sintoma é a vontade de urinar a toda hora, em mínima quantidade e, principalmente, com uma ardência intensa.
O orifício do canal da urina na mulher é bem próximo ao canal vaginal, que naturalmente possui bactérias. Elas vivem num ambiente meio de "camaradagem" com o organismo feminino. Quando se multiplicam demais, as defesas são acionadas e automaticamente diminuem o seu número. Mas essas bactérias, em algumas condições, devido a proximidade, podem subir pelo canal da urina e chegar até a bexiga com certa facilidade, pois este canal, bem pequeno na mulher, mede aproximadamente três centímetros. Não há necessidade de fazer lavagens do canal vaginal para retirar as bactérias. Elas até são necessárias neste ambiente, basta ter alguns cuidados. Um deles é não abafar muito a vagina. Ela precisa transpirar.
Outro aspecto que provoca contaminação, é quando a mulher se seca com papel higiênico após urinar. Pelas condições químicas de alguns papéis e pelo atrito no local é comum haver irritação deste orifício, que é extremamente sensível, determinando maior chance de contaminação da bexiga.
Algumas dicas do Dr Tércio Ribas para evitar a cistite:
Por Aline Medeiros da Silva
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?