O índice de mulheres com câncer de mama aumenta a cada ano. E isso se deve graças aos hábitos adquiridos durante os anos, tanto sociocultural quanto biologicamente. Se há histórico na família, os cuidados devem ser redobrados, pois há 60% de chance de herdar os genes dos parentes. Mas há como prevenir essa doença.
A vitamina D, presente principalmente em castanhas e em peixes, produz o calcitrol, que é ativado quando exposto ao sol. Ele inibe a presença de células deformadas. Portanto, ingerir esses alimentos e sair ao sol por 15 minutos ao dia, reduz a probabilidade de se adquirir o mal.
A gordura é responsável pelo aparecimento do câncer mamário, já que ela deixa as glândulas descontroladas, causando o câncer. Então, o melhor a se fazer é controlar o peso, aliando boa alimentação a exercícios físicos.
Por fim, os hormônios estrogênio e progesterona também são grandes vilões. Com o planejamento familiar, a mulher opta por ter menos filhos e mais tarde. Portanto, ao tomar o anticoncepcional, ela menstrua mais, o que faz com que esses hormônios fiquem acumulados, causando o câncer. Há hábitos que podem ser modificados, nem que seja devagar, mas a saúde deve ser prioridade em nossas vidas.
Por Flávia Yoshitani
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?