A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu o contraceptivo permanente, Sistema Essure, de todo território brasileiro, nessa segunda-feira (20), após relatórios técnicos apontarem problemas graves à saúde da mulher, segundo o órgão. O produto distribuído pela Comercial Commed Produtos Hospitalares Ltda foi classificado pela Anvisa com risco máximo.
O contraceptivo pode provocar “alterações no sangramento menstrual, gravidez indesejada, dor crônica, perfuração e migração do dispositivo, alergia e sensibilidade ou reações do tipo imune”, segundo publicação do portal da Agência Sanitária. Por essas razões, recebeu o grau de classificação de risco máximo.
A fiscalização suspendeu a importação, distribuição e comercialização do anticoncepcional, tanto em seu uso como na divulgação do mesmo. Esta ação é regulamentada pela resolução RE nº 457, de 17 de fevereiro de 2017, segundo comunicado da Anvisa.
O sistema Essure é um tipo de esterilização da mulher, uma espécie de laqueadura sem cirurgia. Esse método foi liberado em 2009 no país e, na época, estava presente no mercado mundial há 10 anos.
O contraceptivo é um mecanismo de titânio e níquel. Ele é introduzido no início da tromba uterina, através de um aparelho de histeroscópia. Essure é como se fosse uma mola de 4 cm de cumprimento e espessura de um fio de cabelo, conforme descrição do produto no site da fabricante. Para implantá-lo bastaria apenas uns 10 minutos, sem anestesia e procedimentos complexos. Após três meses, o dispositivo se expande no tubo uterino e bloqueia-os permanentemente e de modo irreversível.
Em 2015, os anticoncepcionais se tornaram notícias por causa de estudos e casos que relacionava o uso dos remédios com as tromboses venosas. Agora outro tipo de contraceptivo feminino causa risco à saúde da mulher. Na época, a Anvisa alertou a população brasileira para não usar anticoncepcionais sem a prescrição médica. Pois dessa forma, será possível avaliar individualmente cada caso e verificar os riscos eminentes relacionados a determinados hormônios contidos nesses medicamentos.
Comercial Commed Produtos Hospitalares Ltda é uma empresa com mais de 30 anos no mercado de distribuição de medicamentos e produtos hospitalares no Brasil. A fabricante do Essure é a farmacêutica alemã Bayer.
Daniella Dutra
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?