Observar pequenas atitudes do próximo, ou de si próprio, pode contribuir para a detecção de um dos problemas até comum na terceira idade. Alzheimer é uma doença progressiva e degenerativa que alcança o cérebro. Sinais como dificuldades na memorização de informações recentes e palavras simples, além de empecilhos para o exercício de atividades sem dificuldades, podem indicar esse mal.
Boa parte da população não deve saber, mas indícios do Alzheimer podem ser confundidos com estresse ou fadiga. De acordo com Márcia Lorena Fagundes Chaves, neurologista e chefe do serviço de neurologia do Hospital das Clínicas de Porto Alegre, constatados sintomas como esquecimento, dificuldades motoras e modificações no padrão funcional, bem como dificuldades na fala, deve-se agendar consulta com um especialista para verificação.
A Doença de Alzheimer (D.A.) pode ser detectada através de exames físicos e em laboratórios, por meio de exames de imagem e também a partir de testes cognitivos. Inicialmente, a doença apresenta desenvolvimento lento e até hoje, infelizmente, não existe cura, mas sim tratamentos (por meio de medicamentos) que visam prolongar a evolução desse mal.
Por Luiz Felipe T. Erdei
Fonte: Assessoria de Imprensa
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?