Não é somente da AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis que as pessoas podem se prevenir com o uso de camisinha. O HPV, papiloma vírus humano, é um elemento a ser combatido também. São mais de 200 tipos diferentes de vírus que podem causar lesões na pele ou mucosas de homens e mulheres, sendo que alguns deles apresentam chances de provocar lesões pré-cancerosas.

O câncer do colo do útero pode ser desencadeado por algum dos tipos de HPV. Este é o segundo tipo de câncer com maior incidência nas mulheres, só perde para o de mama e é também uma das maiores causas de morte para o sexo feminino no país.

O Ministério da Saúde faz campanhas preventivas a mais de 15 anos e incentiva a mulher a fazer seus exames com frequência, pois com diagnósticos precoces é mais fácil de tratar o mal.

Atualmente, já existem vacinas preventivas contra os tipos de vírus responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo do útero; elas protegem por mais de três anos pelo menos 94% das mulheres.

Informações podem ser obtidas pelo portal do Instituto Nacional do Câncer.

Por Danielle Vieira


O Carnaval é sinônimo de festa, animação e descontração. Embalados nesse clima, existe muita liberdade de interação entre as pessoas, já que muitas vão a esses eventos dispostos a conhecer novas pessoas e na busca de um algo mais.

Mas para aproveitar o Carnaval com segurança, o uso da camisinha é fundamental, para evitar doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) e gravidez indesejada.  

Veja a seguir algumas dicas para aproveitar a folia de Momo com responsabilidade:

Se a camisinha estourar durante a relação sexual, existe a possibilidade da mulher contrair uma DST,  além do risco de gravidez. Por isso é preciso que procure um médico o quanto antes, para que sejam realizados procedimentos de emergência para evitar que isso aconteça.

Existem dois tipos de camisinha no mercado: a masculina e a feminina. No entanto não é necessário o uso dos dois tipos ao mesmo tempo. Somente um preservativo usado corretamente durante a relação sexual protege contra gravidez e DST’s.

Por Selma Isis





CONTINUE NAVEGANDO: