Exame TSH – O que é? Para que serve?

Saiba aqui o que é e para que serve o Exame TSH.

É provável que você já tenha ouvido falar sobre o exame TSH. Mas você sabe para que ele serve? Por que o seu médico pode pedir que você o faça?

O TSH é um exame feito através de coleta de sangue e que serve para identificar se a quantidade do hormônio presente é a ideal para que a tireóide possa desempenhar a sua função. É através deste exame que o médico consegue identificar se pode haver algum problema na glândula tireoide.

A importância da tireoide

Órgãos muito importantes do nosso corpo, como coração, cérebro, fígado e rins, têm sua função regulada pela tireoide. É essa glândula, que fica perto do pescoço a responsável pela produção dos hormônios T3 e T4 (tiroxina), indispensáveis para o bom funcionamento do organismo. O peso, a memória, o crescimento, o desenvolvimento, o humor e a concentração podem ser afetados pela quantidade irregular destes dois hormônios (T3 e T4) produzidos pela tireoide.

Mas o que é TSH

O TSH é um hormônio produzido pela hipófise, que é uma glândula que se encontra no cérebro e que controla a função da tireoide. É este o hormônio, o TSH, que age estimulando a tireoide para que ela possa produzir o T4. Se os níveis de TSH estão fora do que é considerado normal, pode afetar a função da glândula tireoide, fazendo com que esta produza menos ou mais hormônios que o necessário. O exame TSH é muito importante para que o médico possa identificar caso de hipertireoidismo e hipotireoidismo.

O exame de sangue não é o único que pode ser feito para que o médico possa dar o diagnóstico. Ao constatar alguma alteração, este pode pedir outros exames que possam confirmar o exame TSH. Entre os exames que podem ser pedidos está o ultrassom da tireoide.

Leia também:  Hipertireoidismo - O Que é? Sintomas e Tratamento

Hipotireoidismo

O diagnóstico de hipotireoidismo se dá quando fica constatado que a quantidade de hormônios produzidos está abaixo do que deveria ser. Essa menor produção de hormônios faz com que o metabolismo se dê mais lentamente causando assim sintomas como cansaço exagerado. O hipotireoidismo pode ser causado por: nível de iodo baixo no organismo, tireoidite pós-parto, tireoidite, nódulo na tireoide e tireoidite de Hashimoto.

Além do cansaço, outros sintomas podem indicar um possível problema de hipotireoidismo. São eles: depressão, queda de cabelo, aumento de peso, raciocínio mais lento, falha de memória, colesterol alto e inchaço no pescoço.

Hipertireoidismo

No caso de hipertireoidismo, o que acontece é a produção muito grande de hormônios e isso faz com que o metabolismo fique mais acelerado. Alguns dos sintomas que podem indicar o hipertireoidismo são a ansiedade, irritabilidade, calor exagerado e perda de peso.

O hipertireoidismo pode ser causado por: alguma doença grave, tireoidite, excesso de iodo no organismo e nódulo na tireoide.

Para realizar o exame não existe uma preparação específica. Mas como em qualquer outro exame de sangue, o importante é informar ao seu médico, caso esteja fazendo uso de determinados medicamentos, como: Lítio, dopamina, amiodarona, prednisona, biotina e iodeto de potássio. A avaliação sobre o resultado do exame deve ser feita por um médico. Ele levará em conta todos os aspectos e condições do paciente para fazer o diagnóstico.

Para o diagnóstico preciso, é importante saber que os valores podem ser diferentes se considerada a idade, o sexo e o peso da pessoa. O que é normal para um pode não ser para o outro. E isso é algo que só um profissional da área pode avaliar. A avaliação parte do princípio que os valores normais para um adulto devem estar entre 0,4 e 4,5 mU/L. Se o TSH estiver acima de 4,5 pode ser um sinal de que a produção de hormônios está abaixo do que é necessário, ou hipoatividade. Se o valor do TSH estiver abaixo de 0,4 pode indicar a produção excessiva de hormônios ou hiperatividade da tireoide. Para as gestantes, o melhor é que esse valor não ultrapasse 3,0 mU/L.

Leia também:  AME Heliópolis - Resultado de Exames Médicos pela Internet

Henri Silva

Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *