Roacutan (Isotretinoína) – Para Que Serve, Efeitos Colaterais



Confira aqui mais informações sobre o Roacutan (Isotretinoína).

Muitos são os tratamentos para apele, mas, todos os cuidados devem ser rigorosamente observados, sobretudo para um tipo específico de medicamento.

Muito indicada e utilizada para combate de severa acne, e outros quadros que acometem a cútis, como rosácea, a isotretinoína consiste em medicamento de derivação sintética de elementos da vitamina A, substância é muito presente nos alimentos e nos cosméticos, embora em quantidades bastante inferiores. Em território brasileiro, este tipo de droga passou por intensa pesquisa na década de 80, posteriormente passou a ser oficialmente comercializada a partir de um título mais popular: Roacutan, pela farmacêutica Roche, e sendo produzido, também, em versões genéricas, por meio de laboratórios especializados.



Este medicamento não conquistou fama do nada: uma importante pesquisa de observação em 100 pacientes durante um tratamento para acne à base de isotretinoína, via doses diárias entre 0,5 e 1 mg ao dia, obteve resultados muito impressionantes.

E torno de 91% dos pacientes apresentaram cura de lesões e 9% do grupo obteve uma cura parcial. Em clínicas dermatológicas, os profissionais médicos ainda hoje confirmam, dentro do mesmo tipo de experiência, o eficiente resultado deste medicamento aplicado nos pacientes daquela sessão; embora, seja necessário, também, segundo os médicos, reforçar o acompanhamento todos os meses, no sentido de verificar com rigor os possíveis efeitos colaterais.



Sobre os efeitos colaterais:

De acordo com a mesma pesquisa, os pacientes descreveram algumas reações, que podem ser enquadradas como consequências muito comuns da utilização de isotretinoína, e que são facilmente manejáveis, junto de frequente acompanhamento médico de um dermatologista. Os sintomas adversos mais comuns são:

Leia também:  Anticoncepcional Bayer Gynera tem lote suspenso pela Anvisa

Um ressecamento na pele e aparecimento de mucosas, incluindo a região genital, exigindo o acompanhamento ginecológico; um ressecamento na região dos olhos e na do nariz. Neste último caso, a recomendação é de colírios lubrificantes e o soro fisiológico. São raros os casos mais graves, tais como cefaleia ou queda de cabelo e alergias.

Existe outro ponto positivo no uso deste tipo de remédio, que está no efeito de fazer suavizar as chamadas linhas de expressão, sendo isso causado pela diminuição do ritmo de proliferação das células e da descamação, proporcionando uma reação em que a pele se torna mais lisa e, a longo prazo, esta medicação pode proporcionar, também, a estimulação das fibras elásticas e das fibras colágenas da cútis. Entretanto, explicam os médicos, nunca se deve abusar da ingestão de qualquer tipo de remédio e, neste caso, apesar de seus pequenos benefícios na superfície da pele, não se pode garantir, para as mulheres, que o mesmo tenha uma ação eficaz sobre a flacidez das coxas ou da região dos glúteos.

Isso é fácil de explicar: A ação do medicamento é perfeitamente seletiva e a sua substância opera de modo mais eficiente sobre a região doente da pele, ou seja, onde ocorre com maior intensidade a produção de oleosidade e de inflamações.

Recomendações imprescindíveis para quem precisa deste medicamento:

Para as mulheres que estiverem em fase de gestação este remédio pode oferecer um alto risco de ocorrência de teratogênese, ou seja, a formação e o desenvolvimento sobre o útero de algumas anomalias que pode resultar em lesões e malformações no feto, dado que o remédio entra em processo de replicação celular, atuando sobre o embrião, também. Homens que estejam tentando engravidar suas parceiras, também devem evitar.

Leia também:  Vermífugo - Quando Tomar, Cuidados

Outro grupo para quem é contraindicado é o de doadores de sangue para qualquer paciente que esteja em tratamento, por conta de o sangue estocado poder ser transferido para uma gestante, por exemplo, ou para pacientes em fase de recuperação de lesões e cirurgias.

Paulo Henrique dos Santos

Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *