O Que é Acne? Sintomas, Causas, Tratamento, Como Evitar as Espinhas



Confira aqui tudo o que você precisa saber sobre a Acne.

A acne é uma doença enfrentada por quase todas as pessoas. Apesar de ser mais comum na adolescência — fase em que os hormônios sexuais (andrógenos e estrógenos) começam a se desenvolver —, a acne pode acometer muitos adultos devido a vários fatores, entre eles uma má alimentação, estresse e ansiedade, sedentarismo, etc.

Esta doença caracteriza-se por uma inflamação na pele com origem nas glândulas sebáceas e folículos pilosos. Por isso, regiões onde há maior acúmulo do famoso “sebo” são mais propícias ao surgimento da acne (regiões tais como as costas, rosto e peito).



A acne ainda pode ser classificada como leve, moderada ou grave, conforme o estado de avanço em que ela se encontra no corpo humano.

Abaixo, classificamos os sintomas, causas da acne e, também, como tratá-la e evitá-la. Confira!



SINTOMAS DA ACNE

A SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) classifica os sintomas da acne da seguinte forma:

  • Comedões (isto é, os famosos cravos);

  • Pápulas (que são lesões na epidermes, duras e arredondadas);

  • Pústulas (lesões como as pápulas, só que com pus);

  • Nódulos (lesões inflamadas, que podem se expandir para diferentes camadas da pele e causar até mesmo mesmo perda do tecido cutáneos)

  • Por fim, há os cistos (lesões mais profundas que os nódulos e que podem deixar cicatrizes profundas algumas vezes.

CAUSAS

Ainda segundo a SBD, os sintomas podem piorar quando o sujeito é exposto a situações de estresse ou quando está no período menstrual. Além disso, medicamentos tais como corticoides e complexos de vitamina B podem acelerar o processo de formação da acne.

Outro fator também decisivo em casos de acne é a alimentação. Alimentos gordurosos (óleos, graxas, chocolates, por exemplo) podem aumentar o nível de expansão da acne pelo corpo.

Leia também:  Aparelho Ortodôntico - Dicas e Cuidados

Uma coisa muito importante de NÃO se fazer é espremer os cravos e espinhas, pois isso pode infeccionar as lesões e causar cicatrizes irreversíveis.

COMO EVITAR

Em estados avançados, o único tratamento possível para a acne é o médico. Estes tratamentos podem variar conforme a condição em que o paciente se encontra. Neste nível, os profissionais podem recomendar ao paciente géis e cremes para aplicação direta na epiderme, antibióticos ou terapias hormonais. Porém, como já foi dito, isto é para casos graves.

Para casos mais brandos, o melhor tratamento pode ser a prevenção, isto é, os cuidados diários que se deve ter com a pele, mas não só ela, com a alimentação também. Veja abaixo algumas dicas de como prevenir a acne:

  • Higiene adequada da pele: use um sabonete específico para a acne e lave o seu rosto ao menos quatro vezes ao dia;

  • Limpe a pele antes de dormir: durante o dia nossa pele pode acumular um sem número de sujeira, por isso é importante banhar-se sempre antes de dormir;

  • Nunca durma de maquiagem: isto pode proporcionar um maior acúmulo de sebo no rosto;

  • Evite cosméticos que aumentam a oleosidade da pele;

  • Evite banhos quentes e exposições prolongadas ao calor, como a luz solar, por exemplo. Com o tempo, a exposição solar pode até auxiliar no tratamento, porém, nos estágios iniciais isto deve ser evitado;

  • Apesar de a alimentação não estar diretamente ligada ao surgimento da acne, ela pode aumentar o acúmulo de gordura na pele, por isso, evite comer alimentos gordurosos ou ricos em sódio.

  • A prática de exercícios pode ser um ótimo tratamento contra a acne, uma vez que pode melhorar a circulação do sangue pelo corpo e aumentar a rigidez dos músculos e dos tecidos externos do corpo.

  • Caso queira, é possível conversar com um médico sobre a possibilidade de se ingerir suplementos proteicos para aumentar seu metabolismo. Porém, é preciso muito cuidado com isso, já que muitos profissionais o relacionam ao aumento da acne.

Leia também:  Febre Hemorrágica - O Que é, Sintomas, Exemplos

Ariston Cristian Gadomski Alves

Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *