Leucócitos Altos ou Baixos Demais – O Que Significa?



Saiba aqui o que significa ter Leucócitos Altos ou Baixos Demais.

Talvez você não os conheça pelo nome mais científico que é o de leucócitos, mas sim pelo popular, que é chamado de glóbulos brancos. Mas você sabe realmente o que eles fazem e as suas funções? Eles são os responsáveis pela defesa dos nossos corpos de doenças, alergias e até infecções.

Do que o sangue é formado

O sangue tem como formação três componentes que são principais, são os trombócitos ou também chamados de plaquetas, hemácias ou conhecidas como glóbulos vermelhos e os leucócitos ou glóbulos brancos. Qualquer alteração de um destes itens do sangue são identificados por um exame hematológico, o que faz com que se consiga ter uma análise tanto qualitativa quanto quantitativa.



A hemoglobina é que a que faz o transporte dos gases para as partes do organismo que precisam. Outro fator importante que vale a pena ser observado é o valor de PH do sangue, já que em algumas parte do corpo do ser humano ele é base, em outros ácidos ou neutro.

Mas, afinal, qual é a função dos leucócitos?

Hematopoiese é um processo que acontece dentro do organismo e nada mais é do que a formação das células do sangue, mas acontece na medula óssea, onde podemos encontrar células de todos os tipos que se transformam em outras. Depois disso, quando maduras, chegam a se diferenciar em plaquetas, glóbulos brancos ou vermelhos.



Os glóbulos brancos são também chamados desta forma porque são incolores, além de possuírem um formato esférico e núcleo celular. Eles são fabricados na medula óssea, mas estão em todo o organismo, em especial no sistema linfático e no sangue. O estudo deste componente do sangue já tem mais de 150 anos.

Leia também:  Problemas Estomacais - Dicas e Cuidados

Eles também são divididos em dois grupos: polimorfonucleares (basófilos, neutrófilos e eosinófilos) e mononucleares (monócitos e linfócitos). Sua principal função é defender o corpo, livrando de doenças que provém de bactérias, vírus e parasitas, tais como alergias e infecções.

Outra funcionalidade dos leucócitos é a limpeza do corpo, fazendo com que tecidos e células que já estão mortas sejam eliminados. Em casos raros, os glóbulos brancos podem atacar o organismo e fazendo com que o individuo tenha doença autoimune. Assim que são “fabricados”, eles entram na corrente de sangue e vão para onde precisam ir.

E o que quer dizer os leucócitos baixos ou altos demais?

Quando uma doença entra no corpo, os glóbulos brancos são atraídos para estes local, o que acaba sendo chamado de quimiotaxia. Quando acontece isso, a quantidade aumenta e muito no sangue, mostrando que o organismo está no combate de alguma infecção. Mas também pode representar um sinal de estresse tanto emocional quanto físico ou uma doença tal como na medula, câncer, distúrbios ou reação a algum tipo de medicamento.

Já um número baixo pode mostrar que há algum problema na fabricação deste componente pelo corpo ou até mesmo que um problema de saúde ou lesão que está acabando com os glóbulos brancos em um tempo mais rápido do que são feitos. Outro fator que também pode estar relacionado é a resposta a alguma medicação.

Quando chega a terceira idade, a contagem dos glóbulos brancos também podem mostrar algum problema com bactéria e vírus ou até mesmo por conta de medicamentos.

Cuidando da saúde

Realizar visitas periódicas ao médico e assim fazer os exames que são indicados por ele, principalmente os de sangue, são um das formas para manter uma boa saúde tanto mental quanto física. Dessa forma, será possível checar qualquer alteração que aconteça no seu corpo, também em relação aos níveis das células sanguíneas e colaborar para o diagnóstico precoce de alguma possível doença, bem como também realizar a prevenção.

Leia também:  Escorpiões em Casa - Cuidados e Como Evitar

Kika Akita

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *