Conecte SUS – Como Marcar Consulta no Aplicativo

Saiba aqui como marcar uma consulta médica pelo Conecte SUS.

Já pensou se você pudesse agendar a sua consulta com um médico do Sistema Único de Saúde sem sair de casa e sem enfrentar longas filas? Agora isso é possível graças ao Conecte SUS, que é o aplicativo lançado pelo Governo e serve justamente para marcar consultas pela internet. A medida é uma iniciativa para agregar praticidade e segurança durante a pandemia de Covid-19.

Basicamente, o aplicativo consiste em uma plataforma que reúne todas as informações do paciente, como consultas anteriores e histórico médico, o que otimiza o atendimento do cidadão brasileiro no sistema público de saúde. Os dados ficam disponíveis tanto para os profissionais do SUS quanto para os pacientes.

Quer saber mais? Confira, a seguir, como marcar a sua consulta medicada usando o aplicativo do SUS!

Baixe o aplicativo Conecte SUS

Em primeiro lugar, pegue o seu celular e entre na loja de aplicativos. Feito isso, pesquise por ‘’Conecte SUS’’, clique em ‘’Baixar’’ e aguarde o processo de download e instalação. O app está disponível tanto para os smartphones com Android quanto para os que utilizam iOS.

Faça uma conta no portal gov.br

Para entrar no aplicativo do SUS é necessário ter uma conta no portal gov.br. Após isso, acesse a página sso.acesso.gov.br e selecione a alternativa "Criar Conta", escolha o tipo de login que deseja realizar, como por e-mail ou CPF.

Na sequência, preencha todos os dados solicitados. Nesse processo, é aconselhável ter os seus documentos pessoais por perto, pois você irá utilizá-los. Crie uma senha segura e clique em ‘’Finalizar’’. A partir daí o seu cadastro será confirmado e estará pronto para ser usado. Além do aplicativo do SUS, esse login também poderá ser utilizado em outras plataformas do governo.

Entre no Conecte SUS

Agora abra o Conecte SUS novamente e pressione a opção ‘’Entrar’’, forneça os dados no login criado anteriormente. Após esse processo vai aparecer uma tela solicitando a sua autorização para o uso dos seus dados, leia os termos e clique em ‘’Autorizar’’.

Agende a sua consulta

Vá até a aba "Agendar", depois selecione o botão do calendário que está na canto inferior direito da página. Selecione a unidade de saúde mais próxima da sua residência e escolha a data disponível para a consulta. Aguarde a confirmação do agendamento da consulta.

Com isso, é só aguardar o dia da consulta e comparecer na unidade física do SUS com os seus documentos para receber o atendimento médico desejado.

Quais são as funções do Conecte SUS?

O Conecte SUS vai muito além do agendamento de consultas, oferecendo outras vantagens para os cidadãos brasileiros. Existe a possibilidade de consultar todo o seu histórico de tratamento de saúde feito pelo SUS, vacinas tomadas ao longo da sua vida e medicamentos de uso contínuo que já foram receitados para o seu caso.

Além disso, você pode visualizar o seu cartão do SUS, que é o seu documento de identificação para ter acesso aos serviços do sistema público de saúde. Para realizar esse processo, é só pressionar o ícone de cartão na cor laranja, que está ficado na parte inferior da tela inicial da plataforma. Assim, todos os dados do cartão serão evidenciados. Se tiver interesse em checar o QR Code e o verso do cartão, selecione o ícone do QR Code, o que vai fazer com que o cartão vire e exiba o código.

Viu só como é fácil usar o Conecte SUS? Com ele, você pode agendar as suas consultas rapidamente, sem ter que acordar cedo e ficar em filas enormes para garantir uma vaga de atendimento. Em tempos de pandemia, o aplicativo é extremamente útil para evitar aglomerações.

Simone de Paula Leal

Post Anterior

Não há mais posts

Próximo Post

Não há mais posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *