Dicas para se proteger do coronavírus



O avanço do coronavírus no Brasil deixa a maioria das pessoas preocupadas sobre como se prevenir para evitar contrair e transmitir o vírus. Afinal de contas, trata-se de uma doença que pode afetar o organismo humano de diferentes formas. Os indivíduos idosos, com hipertensão ou diabetes, por exemplo, fazem parte do grupo de risco, porém, as consequências do vírus também podem ser severas em jovens saudáveis.

Levando isso em consideração, a melhor coisa a se fazer é se prevenir para manter o coronavírus bem longe. Para isso, é fundamental ter mais atenção no dia a dia e adotar alguns cuidados simples, mas que podem salvar vidas.



Higienizar bem as mãos

O vírus pode ficar em diversas superfícies, como no corrimão das escadas, sacolas, maçanetas de portas, entre outros locais que costumamos encostar no dia a dia. Por isso, é crucial desenvolver o hábito de lavar as mãos com água e sabão por aproximadamente 30 segundos, lavando bem entre os vãos dos dedos.

Caso a pessoa esteja fora de casa e não consiga higienizar as mãos com água, o mais indicado é utilizar álcool em gel. Ao fazer isso, elimina-se os traços do vírus que possam estar na pele, evitando que ele entre no organismo.



Manter a distância social

A aglomeração de pessoas é extremamente favorável para a transmissão do coronavírus. Isso porque, se uma pessoa estiver contaminada, a tendência é que ela contamine quem está ao seu redor, seja por partículas de saliva ou espirro.

Sendo assim, é importantíssimo praticar a distância social, o que consiste em ficar pelo menos um metro distante das pessoas no trabalho, filas e demais locais de uso coletivo.

Leia também:  Coronavírus nos Idosos - Cuidados e Riscos

Usar máscara

Se é preciso sair de casa, é imprescindível usar máscara, pois ela faz com que se evite o contato com gotículas de secreção de pessoas contaminadas. No início, apenas as pessoas com sintomas de covid-19 deveriam usar esse acessório, mas atualmente ele é obrigatório para todos, pois é essencial para a prevenção da doença.

Vale ressaltar que para ser eficiente, a máscara tem que ser usada corretamente, o que significa que tem que cobrir a boca e o nariz. A máscara também tem que ser colocada e retirada pelas alças. Deve-se evitar tocar na parte da frente do acessório, principalmente quando estiver na rua para evitar uma possível contaminação.

Evitar tocar os olhos, nariz e boca

Quando se está fora de casa e as mãos não estão devidamente higienizadas, deve-se evitar tocar os olhos, nariz e boca. Essas áreas são conhecidas como mucosas e têm contato direto com a corrente sanguínea, sendo mais sensíveis ao contato com agentes contaminadores.

Portanto, ao reduzir o contato das mãos com as mucosas, diminui-se também o risco de contágio.

Fazer higiene respiratória

Fazer higienize respiratória nada mais é do que tomar pequenos cuidados ao espirrar ou tossir. Para tanto, deve-se lembrar de cobrir a boca e o nariz com o braço sempre que espirrar ou tossir. Outra opção é usar um lenço que precisa ser descartado imediatamente.

As gotículas de secreção e saliva funcionam como vetores do coronavírus, e impedir que elas se espalhem ajuda a evitar a contaminação de quem está ao redor.

Com essas dicas simples é possível cuidar da saúde, evitando os riscos de contrair e espalhar o vírus nos locais em que se convive. Vale ressaltar que se a pessoa sentir os sintomas da doença, como tosse, febre persistente e dificuldade para respirar é necessário buscar auxílio médico para iniciar o tratamento o quanto antes.

Leia também:  Saiba um pouco mas sobre a herpes

Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *