Gripe x Resfriado – Diferenças, Causas, Sintomas e Como Evitar



Confira aqui as principais informaões e diferenças entre a Gripe e o Resfriado.

Com a chegada do frio no país, aumenta imensamente o aparecimento de doenças respiratórias como resfriados e gripes. Este grande aumento neste tipo de doença se deve a baixa nas temperaturas e ao tempo bem mais seco. Não bastasse isso, a pandemia de Coronavírus (Covid-19) que assola o mundo também está contribuindo para que muitas pessoas se preocupem com os sintomas e como diferenciar as doenças. Vale lembrar que saber esta diferenciação é de extrema importância neste momento para evitar idas desnecessárias ao hospital e sobrecarregar o sistema de saúde.

Se você é uma destas pessoas que estão preocupadas em saber os sintomas e como diferenciar os resfriados das gripes, preparamos aqui esta matéria.



Diferença da Gripe e Resfriado

Refriado: Ele é mais contagioso durante os 3 primeiros dias, porém é muito mais leve. Além disso, ele costuma durar menos tempo e geralmente não causa febre, exceto em crianças. Entre os principais sintomas do resfriado estão: Tosse Seca, Coriza, Espirros, Indisposição e Dor de Garganta. A duração do resfriado é geralmente de 5 a 7 dias, mas pode durar até 2 semanas.

Gripe: É mais forte que o resfriado e geralmente causa febre acima de 38°C, principalmente nas crianças. Além disso, a doença causa dores no corpo, dor de cabeça, perda de apetite e mal estar. Geralmente a gripe dura duas semanas e o período de maior contágio se dá 1 a 2 dias após o final da febre. É importante ficar atento na gripe pois ela pode evoluir para um quadro de pneumonia. Por isso, é recomendado que a pessoa doente se hidrate bastante.



Como evitar Gripe e Resfriado

As principais maneiras de se evitar a gripe e os resfriados são estes que estamos tomando agora com a pandemia do Coronavírus. Ou seja, ter hábitos de higiene como lavar as mãos constantemente, usar álcool gel, além de evitar ambientes com pouca circulação de ar e aglomerações. No caso da gripe, é importante também tomar todos os anos a vacina.

Vacina da Gripe pode deixar doente?

Este é um boato que frequentemente ouvimos das pessoas. Mas o fato é que nas vacinas cerca de 10% dos tipos de gripe não são cobertos pela vacina. Além disso, o fato das pessoas não saberem diferenciar os resfriados das gripes acaba ajudando com que este boato se espalhe.

Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *