Vacinação Contra Gripe em Recife (PE) 2020 – Cronograma



Confira aqui mais detalhes sobre o Programa de Vacinação Contra Gripe em Recife (PE) 2020.

Em decorrência da pandemia do coronavírus, o governo federal decidiu adiantar a campanha de vacinação contra gripe que acontece anualmente. As vacinas começaram a ser aplicadas no dia 23 de março, mas devido à grande procura, os primeiros lotes se esgotaram rapidamente.

Para quem está em Recife, a capital de Pernambuco, é importante ficar atento, pois a vacinação recomeçou na segunda-feira (30), com a liberação de 27 mil doses para imunizar contra a gripe aqueles idosos que ainda não se vacinaram, conforme informado pela Secretaria de Saúde local (Sesau).



Quem não foi vacinado não deve se preocupar, pois o órgão assegura que todas as pessoas que fazem parte do grupo prioritário nessa primeira fase da campanha, ou seja, indivíduos acima de 60 anos de idade, irão receber a vacina até o dia 15 de abril.

Onde ocorrerá a vacinação?

Com se sabe, para prevenir-se contra o coronavírus é necessário evitar formar aglomerações de pessoas. Pensando nisso, a vacinação em Recife tem sido feita de forma estratégica.



Assim sendo, para que os idosos não sejam expostos a locais com pessoas doentes, as vacinas serão aplicadas por meio do sistema drive thru. Mais uma vez, foi instalado um posto de vacinação no Shopping Riomar. A novidade é que um novo posto foi fixado na Avenida Recife, que fica bem em frente ao supermercado Big Bompreço, na rua Areias, mais especificamente no nº 3.777.

Os drives thrus foram criados a partir de uma parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) e o Grupo JCPM.

Leia também:  Vacina contra o HPV será distribuída pelo SUS no Início do Ano que Vem

Além disso, vale ressaltar que a aplicação da vacina em outros estabelecimentos, como clubes, creches e escolas vai acontecer a partir do momento em que a Sesau da cidade receber novas doses de vacina.

A procura dos idosos para tomar a vacina superou as expectativas, levando ao rápido desabastecimento do produto não só em Recife, mas nos demais municípios do Brasil. Todavia, existe a expectativas de que um novo abastecimento seja feito na segunda semana do mês de abril.

É crucial dizer que, sim, a vacina contra a influenza é necessária e todas as pessoas que se enquadram nas faixas etárias e características determinadas precisam tomá-la. Mas, ela não protege contra o coronavírus, que ainda não tem vacina.

Número de pessoas vacinadas até o momento

A Prefeitura de Recife divulgou no dia 27 de março que em apenas quatro dias de vacinação já conseguiu imunizar mais de 150 mil pessoas. Isso significa que 60% dos profissionais de saúde e idosos vão receber a vacina nos próximos 18 dias que transcorrem a primeira fase da campanha.

Na última sexta feita, a cidade vacinou mais de 20 mil cidadãos, incluindo 4.200 idosos que passaram pelos drive thrus montados no Parque da Macaxeira, na Avenida Norte, e no Shopping Riomar, no Pina.

Em se tratando dos profissionais de saúde, que também têm direito de serem vacinados, foram vacinados nas unidades de saúde, visando mantê-los separados da população acima de 60 anos.

Como acontecerão as próximas etapas da campanha de vacinação conta a gripe

A campanha de vacinação contra a gripe foi dividida em três etapas. Neste ano, ela também contempla as pessoas que apresentam algum tipo de deficiência, além de adultos de 55.

Leia também:  Carteira Internacional de Vacinação - Como Tirar pela Internet

No dia 16 de abril, começa a segunda fase da campanha, quando poderão se vacinar os professores que dão aula tanto em escola pública quanto em instituições privadas, pessoas que têm alguma doença crônica e profissionais que atuam nas áreas de segurança e salvamento.

Por fim, a última etapa vai de 9 a 23 de maio, vacinando as crianças entre 6 meses e 5 anos de idade, mais gestantes e mulheres que tiveram filho há menos de 45 dias. A imunização também se estende para adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estão em processos socioeducativos, profissionais que trabalham no sistema prisional, presos, indivíduos com deficiência e adultos entre 55 e 59 anos.

Simone de Paula Leal

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *