Vacinação contra Gripe em Araraquara (SP) – Cronograma



Confira aqui mais detalhes sobre a Campanha de Vacinação contra Gripe em Araraquara (SP).

Na segunda-feira, dia 30 de março, foi retomada a campanha de vacinação contra a gripe na cidade de Araraquara, no estado de São Paulo, com o envio pelo Governo Federal de 9 mil doses da vacina.

Público-alvo

Os idosos, maiores de 60 anos, continuam sendo o público alvo da campanha, bem como os profissionais da área de saúde. Mas é importante lembrar que a ação também foi antecipada para profissionais de salvamento e das forças de segurança.



Cobertura da vacina

A vacinação já atingiu mais de 50% dos idosos do município, enquanto que praticamente 40% dos profissionais de saúde já foram também imunizados. Até o mês de maio, quando se dá o fim da campanha, outras categorias de profissionais e grupos de riscos também serão vacinados.

Onde se vacinar

Na cidade de Araraquara é possível se vacinar nos SESA – Serviço Especial de Saúde de Araraquara, bem como nos postos de saúde do município, no horário das 7h às 16h30. Todas estas unidades foram organizadas com uma cobertura, estilo tenda, em espaços externos, com o espaçamento de pelo menos 1 metro entre as pessoas que ficam na filas, com o intuito de evitar aglomerações e tornar o local mais seguro, por conta da pandemia do Covid-19.



Fim da remessa de vacinas

A primeira remessa de vacinas que foi enviada chegou a acabar já no primeiro dia da campanha de vacinação na cidade de Araraquara. Segundo a secretaria de saúde do município, na primeira remessa enviada não chegaram todas as doses necessárias. Era preciso chegar 70 mil doses, quando, na verdade, a cidade recebeu só cerca de 10 mil, praticamente somente 15% do que se precisava, se esgotando rapidamente. Por conta da falta de vacina, a imunização foi suspensa na terça-feira, dia 24 de março.

Leia também:  Vacinação contra Gripe em Franca (SP) - Locais e Cronograma

Retomada da vacinação

Mas a retomada da campanha de vacinação se deu já na quinta-feira, dia 26 de março, até mesmo no sistema drive-thru no NGA-3 – Núcleo de Gestão Assistencial, no Centro da Cidade, no horário das 8h às 12 horas. O acesso é pela Rua 4 – Rua Padre Duarte, esquina com a Av. José Bonifácio.

As doses foram distribuídas para cada bairro, de acordo com a demanda de cada um, mas para todos os postos de saúde.

A Secretaria de Saúde também informou que começará a vacinação “casa a casa” para os idosos que estão acamados. Mais de 1.100 pessoas que estão cadastradas no posto de saúde, que estão nesta condição, serão atendidas nos próximos dias, em casa, pela Prefeitura. Quem quiser confirmar se está ou não cadastrado na listagem para receber a vacina deve entrar em contato com o posto de saúde mais próximo, para realizar esta checagem.

Adiantamento da Vacinação

O Ministério da Saúde adiantou em um mês a campanha da vacinação contra a gripe e distribuiu cerca de 15 milhões de doses para os estados, das 75 milhões que estavam na previsão. Para o estado de São Paulo o Ministério da Saúde enviou cerca de 2 milhões de doses, representando 32% do necessário para atender aos grupos que deveriam ser vacinados na primeira etapa, profissionais da área de saúde e idosos.

Calendário de Vacinação

Confira abaixo quando se iniciam as vacinações para cada grupo:

  • Profissionais de saúde e idosos – 23 de março
  • Profissionais de salvamento e segurança – 30 de março
  • Doentes crônicos e professores – 16 de abril

Crianças de seis meses a seis anos de idade, grávidas, adultos de 55 a 59 anos, mulheres que deram a luz em até 45 dias, indígenas, pessoas com deficiência, privados de liberdade, funcionários do sistema prisional e jovens e adolescentes sob medida protetiva socioeducativa

  • Último dia da campanha – 23 de maio
Leia também:  Vacina contra Stress pode ser produzida em 20 Anos

Kika Akita

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *