Coronavírus (Covid-19) – Dúvidas e Informações



Confira aqui as principais dúvidas sobre o Coronavírus.

O Coronavírus, responsável pela pandemia global, faz parte da família do vírus (CoV) e já está em circulação no país, tendo a denominação de SARS-CoV-2 pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A doença provocada é a COVID-19. No Brasil, já existem mais de 2 mil casos confirmados pelas autoridades e nesse post você vai conferir as principais dúvidas e esclarecê-las. Vamos lá?

Quais são os principais sintomas provocados pela doença?

Entre os principais sintomas estão: febre, tosse seca ou com apresentação de catarro, coriza e dificuldade para respirar. Além disso, outros sinais estão relacionados à doença como dor na articulação, cansaço, entre outros.



Nesse contexto, o público mais suscetível a desenvolver a doença é a pessoa idosa, principalmente se apresentar diabetes, pressão alta, entre outros problemas cardiovasculares.

Qual a forma de transmissão de vírus?

A transmissão do coronavírus pode ocorrer pelo ar ou também pelo contato pessoal por meio de secreções que podem estar contaminadas como, por exemplo, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo por meio de toque ou aperto de mão, além de contato com objetos ou superfícies que podem estar contaminadas.



Dessa maneira, o período de incubação do vírus pode ser de até duas semanas, fase em que os primeiros sinais da doença podem aparecer.

Como posso me prevenir?

De acordo com o Ministério da Saúde, existem cuidados básicos que podem reduzir a transmissão da doença, como:

– Lavar as mãos de forma frequente usando água e sabonete.

– Álcool gel

– Evitar tocar olhos, nariz e boca

– Evitar ter contato com pessoas que estejam doentes

– Ao tossir, cobrir a boca e o nariz.

– Manter distância de até 2m das pessoas

Profissionais de saúde devem usar equipamentos de proteção individual como, por exemplo, máscara cirúrgica, luvas, avental, óculos de proteção.

Como é realizado o diagnóstico do coronavírus?

O diagnóstico da doença é feito por meio de coletas de material respiratório que tenham potencial de aerossolização. É realizada a coleta por um profissional de saúde, que são encaminhadas para um laboratório.

A doença tem cura?

Ainda não existe um tratamento específico para o coronavírus, e entre as medidas de tratamento mais indicadas estão o repouso e também o consumo de bastante água. Além disso, algumas medidas de precaução podem ser tomadas para aliviar as dores e sintomas como o uso de antitérmicos e analgésicos, por exemplo.

Nesse sentido, se vocês estiver apresentando sintomas e eles persistirem é imprescindível buscar ajuda médica para fazer a confirmação do diagnóstico e começar o tratamento.

Qual o público corre mais risco?

Os idosos e a faixa etária em que o risco de mortalidade cresce de forma exponencial é a partir dos 65 anos. Dessa maneira, é fundamental que idosos evitem aglomerações, evitem ter contato com os netos e se protejam das doença.

Pet pode transmitir a doença?

Ainda não existem evidências e estudos que podem comprovar a transmissão do coronavírus por meio de animais de estimação.

SUS tem tratamento do coronavírus?

Até o momento não, mas vacinas e medicamentos estão em processo de pesquisa e estão sendo testados em estudos clínicos.

Qual a diferença que existe entre coronavírus e uma gripe?

Na fase inicial da doença, ainda não há uma diferença entre os sinais e sintomas, pois são muito semelhantes. Dessa forma, se os sintomas persistirem é fundamental procurar um hospital para fazer um diagnóstico.

Por quanto tempo o vírus pode permanecer incubado?

O período médio de incubação do vírus é de 5 dias, mas o intervalo pode chegar a até 14 dias, e após o contato com vírus a doença pode ficar incubada por até duas semanas.

Dessa forma, é fundamental cada um fazer a sua parte e se prevenir do vírus. Compartilhe o post nas suas redes sociais!

Por Babi

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *