Como Limpar a Casa e Manter Livre de Vírus e Bactérias





Confira aqui algumas dicas para manter a sua casa limpa e livre de vírus e bactérias.

Você cuida da saúde da sua casa? Fazer a higienização adequada, limpeza e manter a organização são métodos cotidianos que podem fazer a diferença para manter o seu lar livre de bactérias e micro-organismos. Independente da sua rotina, ou seja, apesar da correria do dia a dia, existem alguns hábitos simples que você pode deixar a sua casa impecável. Nesse post, reunimos 11 dicas para serem colocadas em prática. Vamos lá?

Sapatos na parte externa

Saiu de casa? Ao retornar, deixe o sapato do lado de fora. Dessa forma, a sujeira não é levada para o lado de dentro. Essa regra deve valer inclusive para visitas. Uma dica é colocar um aviso na entrada.




Vestuário

Não deixe para colocar as roupas para lavar no outro dia ou na outra semana. Se já estiver suja ou suada, coloque-a para lavar. Dessa maneira, as peças de vestuário não se misturam e você ainda mantém o seu armário organizado.

Monte um planejamento

Elabore um planejamento com as tarefas domésticas. Ou seja, estipule os dias que será lavado o banheiro, a cozinha, faxina pesada, entre outras tarefas. Dessa maneira, você vai conseguir manter a rotina da sua casa organizada e ainda conta com metas diárias para manter tudo limpo.


Não acumule louças na pia

Não acumule louças, ou seja, após as refeições lave os pratos imediatamente. Isso vai dar um aspecto mais agradável a cozinha e aos poucos isso vai virando um hábito diário. Que tal tentar?

Desinfete a bucha da pia

Uma vez por dia, é indicado desinfetar as buchas da pia. Além disso, geralmente, o tempo médio de utilidade de esponja doméstica é cerca de uma semana. As buchas acumulam sujeira, por isso, tenha cuidado e descarte quando for necessário.

Mantenha os móveis limpos

Mantenha os eletrodomésticos e móveis limpos da sua casa. Por exemplo, acabou de cozinhar ou esquentar algo no micro-ondas? Limpe os aparelhos! Dessa forma, eles também vão durar mais tempo.

Organize a limpeza de acordo com a sua rotina

Sua rotina é corrida? Você não precisa limpar todos os cômodos da sua casa ou do seu apartamento uma vez. Que tal organizar as metas diárias de limpeza segundo a sua rotina? Por exemplo, na segunda, limpar o quarto, terça a sala, e assim por diante. Organize e planeje-se!

Limpe o boxe

Acabou de tomar banho? Limpe o boxe e seque os vidros, pois isso vai evitar o acúmulo de sujeira e germes.

Estabeleça limites

Estabeleça limites para as pessoas que moram com você. Regras precisam existir para manter o ambiente limpo e organizado. Por isso, é importante manter tudo em ordem e no lugar. Por exemplo: comer na cozinha, se trocar no banheiro, entre outras regras. Isso vai ajudar a manter o ambiente organizado, equilibrado e em harmonia.

Mantenha as janelas em aberto

O ar precisa circular no ambiente, por isso, mantenha as janelas abertas. Nesse contexto, a falta de circulação pode acarretar o acúmulo de fungos e poeiras e como consequência provocar doenças.

Aja e não procrastine!

Não procrastine a limpeza da sua casa. Ou seja, marcou de limpar à noite depois do trabalho? Então, limpe. Procrastinar só fará aumentar a bagunça e este hábito pode gerar um vício. Portanto, não deixe a sujeira acumular e aja.

Seguindo todas as dicas você vai conseguir manter o seu ambiente limpo e organizado. Então, comece fazendo um planejamento das tarefas que serão feitas diariamente, quem será o responsável e anote. Organize as informações, anote e deixe em um local visível. Além disso, tente sempre manter a casa organizada, por exemplo, lave o copo após beber água. Crie hábitos simples, que podem fazem a diferença e manter a sua casa livre de fungos e micro-organismos. Que tal colocar as dicas em prática? Compartilhe o post nas mídias sociais.

Por Babi



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *