App Coronavírus-SUS – Como baixar, Funcionalidades





Aplicativo do SUS faz triagem virtual do Coronavírus. Saiba como baixar o aplicativo Coronavírus-SUS e suas funcionalidades.

O assunto mais falado no mundo neste momento é o Coronavírus, já são 183.918 casos confirmados e 7.165 mortos registrados em todo o mundo. No Brasil, embora os números ainda não são considerados altos, já há uma preocupação clara da parte do governo para com a situação entre a população. São 301 casos confirmados pelas secretarias estaduais de saúde, dos quais 152 foram registrados no Estado de São Paulo que infelizmente registrou no dia 17 de março, a primeira morte confirmada. Além desses confirmados, há um número de 2.064 suspeitos que estão passando por exames.

O que é o Coronavírus?

A doença do Covid-19, que apareceu na China no final de 2019, é causada pelo SARS-CoV-2, um vírus que pertence a uma família numerosa, os coronavírus. Com muita frequência, eles podem facilmente causar um resfriado simples como uma infecção respiratória grave, como pneumonia, causando epidemias fatais como foi o caso de Sars ou Mers e agora com Covid-19.




Como o vírus é transmitido?

O Covid-19 é transmitido de humano para humano através de "gotículas respiratórias", de acordo com a Organização Mundial da Saúde. A transmissão é, portanto, principalmente por pessoas que tossem ou espirram.

Portanto, para proteger as pessoas ao seu redor, é importante tossir ou espirrar em seu cotovelo ou em um lenço descartável e se livrar dele.


Quais são os sintomas do Covid-19?

Os sintomas mais comuns do vírus são febre e uma tosse seca. Algumas pessoas também podem sentir dores no corpo, dores de cabeça, aperto ou falta de ar. Esses sintomas sugerem uma infecção respiratória aguda ou anormalidades pulmonares detectadas ​​radiologicamente. Em casos mais graves, a infecção pode causar desconforto respiratório, insuficiência renal aguda ou até falência de múltiplos órgãos que podem levar à morte.

A doença permanece leve em 80% dos casos; é grave em cerca de 15% dos casos e crítica em 5% dos casos. Os pesquisadores estimam que a taxa de mortalidade geral do vírus seja de 2 a 4%, com disparidades dependendo do país. Ou uma taxa mais alta que o vírus da gripe que mata uma em cada mil pessoas (0,1%). Alguns pacientes também têm uma forma assintomática do vírus: eles carregam o vírus, sem declarar os sintomas, mas são contagiosos e podem transmiti-lo.

Considerando que os sintomas do Covid-19 podem ser confundidos com os da gripe, a única maneira de confirmar o diagnóstico é realizar um teste biológico por amostragem nasofaríngea. O resultado é geralmente obtido em 3 ou 5 horas.

Pensando nisto, o Ministério da Saúde desenvolveu um aplicativo do SUS (Sistema Único de Saúde) para smartphones que tem como objetivo Conscientizar a população sobre o Coronavírus, fazendo também uma triagem virtual dos sintomas a fim de encaminhar o paciente suspeito de infecção a uma unidade de saúde próxima. O nome do aplicativo é App Coronavírus-SUS.

Como o App Coronavírus-SUS Funciona?

O Coronavírus-SUS tem algumas funcionalidades importantes nesse processo de conscientização da população, como:

· Informativos que ajudam as pessoas a conhecer os sintomas, como se prevenir, o que fazer em caso de suspeita e infecção pelo vírus, entre outros tópicos;

· Mapa que indica Unidades de saúdes mais próximas onde o paciente pode encontrar ajuda;

· O app faz uma série de perguntas sobre os sintomas, a fim de identificar se o paciente é suspeito de estar infectado e provável de ter contraído o vírus, a fim de posteriormente encaminhá-lo a uma unidade de saúde;

· Área de Notícias que contém informações oficiais do Ministério da Saúde sobre o Coronavírus.

· Números oficiais do Ministério da Saúde para tirar dúvidas sobre o vírus e evitar Fake News, etc.

Como Baixar o Coronavírus-SUS?

O Aplicativo está disponível para Android por meio do link:

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.datasus.guardioes

E disponível também para iPhone (IOS) pelo link:

https://apps.apple.com/br/app/coronav%C3%ADrus-sus/id1408008382

Mas é importante que se saiba que o aplicativo não substitui a ida ao médico em caso de suspeita, até porque alguns casos de contágio são assintomáticos e precisam de acompanhamento médico. Pois apesar de não apresentar sintomas, o infectado pode transmitir o vírus para outras pessoas.

Por Pietra Costa

App Coronavírus-sus



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *