Coronavírus – O Que é, Transmissão, Sintomas



Confira aqui mais informações sobre o Coronavírus.

Nos últimos dias uma das principais manchetes mundiais têm sido sobre a infestação do novo coronavírus e a velocidade que esse vírus tem se espalhado.

Os primeiros casos foram registrados na China, nas províncias Hubei e Guangdong, sendo considerado as áreas de maior transmissão. Porém, o surto de coronavírus se espalhou para todas as regiões da China e já atinge outros países.



Conforme atualizações desta sexta-feira (31), são 9.720 casos espalhados pela China e foram confirmados 213 mortes. Há números registrados em 20 países com mais de 105 pacientes infectados.

No Brasil, foi divulgado pelo Ministério da Saúde, 9 casos suspeitos e 43 notificações, porém, nenhum caso foi confirmado.



A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que o novo coronavírus 2019 n-Cov é um alerta de emergência global de saúde e diferentes autoridades e governos devem traçar um plano de ação para combater a doença.

Mas afinal, o que é o novo coronavírus 2019 n-Cov?

O primeiro coronavírus surgiu na década de 1960 e causou vários tipos de doenças respiratórias. Faz parte de uma família de vírus e foi dado esse nome, devido a presença de estruturas que lembram uma coroa.

Em 2020, foi identificado uma nova cepa da família, o novo coronavírus 2019 n-Cov, com casos de pneumonia, registrados entre o final de 2019 e início deste ano.

Ainda não se sabe ao certo onde ocorreu o início das infecções, mas a hipótese é que tenha ocorrido em um mercado de frutos do mar e animais, na cidade de Hubei, na China. Outra hipótese é que a transmissão tenha sido causada ao ser humano por meio da ingestão da carne de morcegos ou cobras.

Leia também:  Saiba um pouco mas sobre a herpes

Como o coronavírus 2019 n-Cov é transmitido?

O vírus pode ser transmitido com o contato com animais ou contato próximo com pessoas infectadas. A transmissão entre pessoas pode ocorrer por meio de tosse, espirro ou por compartilhar objetos contaminados.

Quais são os sintomas apresentados pelo contágio do vírus?

Antes de apresentar os primeiros sintomas, o coronavírus 2019 n-Cov fica incubado no organismo por um período de 5 a 16 dias. Os sintomas podem ser confundidos com os sintomas de gripes e resfriados como:

  • Espirros;
  • Tosse;
  • Febre;
  • Falta de ar.

No entanto a doença pode causar infecções mais severas que podem levar à morte:

  • Insuficiência respiratória aguda;
  • Pneumonia;
  • Lesões pulmonares.

Ainda não há nenhum tratamento com remédios ou aplicação de vacinas para a prevenção. Em caso de infecção é necessário que o paciente faça repouso e tome bastante líquido. Em pacientes mais graves, o tratamento é feito por meio de terapia intensiva.

Quais as formas de prevenção contra o coronavírus 2019 n-Cov?

Para se prevenir contra possíveis infecções, é necessário tomar alguns cuidados:

  • Lave bem as mãos com frequência;
  • Evite contato próximo com pessoas infectadas ou que estejam apresentando os sintomas;
  • Recomenda-se cobrir a boca com lenços descartáveis ao tossir e espirrar e não esqueça de lavar as mãos em seguida;
  • Evite sair de casa se estiver gripado ou resfriado;
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, principalmente talheres e copos;
  • Evite locais aglomerados;
  • Mantenha os ambientes bem arejados;
  • Evite contato com animais doentes ou selvagens;
  • Evite viajar para locais considerados de maior transmissão do vírus

Quando procurar o serviço de saúde?

O paciente que se enquadrar em alguns requisitos como, ter viajado para a China nos últimos 16 dias (período de incubação do vírus), ter tido contato próximo com pessoas infectadas ou com suspeita de infecção, além de apresentar todos os sintomas

Leia também:  Como Fazer Álcool Gel Caseiro em Casa

Lembrando que a atenção e cuidados devem ser redobrados em idosos e crianças, e principalmente em pessoas que sofrem com doenças cardiopulmonares e pessoas com o sistema imunológico prejudicado. Pois há mais probabilidade de infecção em pessoas nessas condições.

Por Erika Balbino

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *