Como Prevenir as Varizes



Saiba aqui o que fazer para prevenir as varizes.

As varizes podem surgir em qualquer idade e não ocorre em um gênero específico, homens e mulheres sofrem com elas. E aqueles que trabalham a maior parte do tempo em pé sofrem um pouco mais. E com a chegada do verão devemos ficar ainda mais atentos, pois a alta temperatura pode agravar fazendo com que elas dilatem ainda mais, por isso nessa época o cuidado deve ser redobrado esse ano o verão promete ser ainda mais quente.

Os cuidados não devem ser feitos somente pelos fatores estéticos, pois os riscos são reais.



Veias de formatos incertos, dilatadas e com uma coloração azulada podem surgir ao longo das pernas e pés e causam desconforto, dores e inchaço. E isso ocorre devido à má circulação do sangue, a genética é outro importante fator quando falamos da predisposição em ter varizes, famílias que possuem varizes aumentam a chance dos seus descendentes também sofrerem desse mal.

As mulheres sofrem um pouco mais com as varizes quando o assunto é a menstruação e gravidez, pois os hormônios são alterados e os seus picos pioram. Os sintomas tendem a se agravar nessa época, por isso o maior índice da presença de varizes ocorre no gênero feminino.



O excesso de peso também é outro fator que pode antecipar o aparecimento delas, então é preciso melhorar os hábitos alimentares.

Os sintomas mais comuns são: a sensação de peso que pode ser menor em alguns dias e outros estarem mais evidentes, inchaços que podem ocorrer tanto nas pernas como também nos pés, forte dor ou ardor, coceira nas veias, cansaço, mudança na cor da pele e pode notar também ela mais esticada e seca.

Leia também:  Varizes - O que é? Causas e Tratamento

Os pacientes que possuem varizes devem procurar um médico especializado, pois ela oferece alguns riscos que podem levar a complicações.

Uma delas é a varicorragia, que pode ser ocasionada acidentalmente ao bater com a veia em algum lugar. Com essa batida pode causar um coagulo na veia aumentando as dores.

Existe a possibilidade também de gerar uma trombose venosa ou úlcera venosa, mas isso só ocorre em casos mais graves onde a veia se encontra bem dilatada.

Existem alguns tratamentos que possuem bons resultados, mas é importante buscar ajuda com um médico especializado na área, nada de se automedicar, pois você pode correr sérios riscos.

Um dos tratamentos mais utilizados é a remoção cirúrgica das veias dilatadas. Esse procedimento é rápido e a recuperação é feita em casa e dura algumas semanas, outro tratamento é feito com injeções nas veias a base de glicose, mas esse tratamento é feito em casos mais simples.

Mas só o médico poderá dizer qual é o melhor tratamento através de uma análise nas varizes. Então o tratamento é diferente para cada paciente, daí a importância de procurar o seu médico antes de iniciar qualquer tratamento.

O recomendado para evitar que as veias entupam é caminhar e fazer a circulação circular. O sedentarismo é um grande vilão, por isso se movimente. E evite se possível ficar muito tempo em pé. Meias elásticas também são super recomendadas.

Se por um acaso alguma veia estourar, procure deitar e elevar a perna, com uma toalha limpa comprima o ferimento até parar o sangramento, depois lave com água corrente e sabão e faça um curativo. Se possível procure em seguida o seu médico.

O cuidado com a saúde e com o corpo é necessário em todas as idades e independe do gênero, nas épocas mais quentes os cuidados devem ser redobrados, precisamos hidratar ainda mais o corpo seja com a ingestão de líquidos ou de hidratantes. O fator estético é importante, mas o cuidado deve ocorrer primeiro de dentro para fora.

Leia também:  Varizes - O Que é, Como Evitar e Tratamento

GABRIELLE FERNANDES MONTEIRO

Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *