Respiração pela Boca – Principais Problemas



Confira aqui os principais problemas que você pode ter ao respirar pela boca.

Pare agora por alguns segundos e veja a forma como você respira. Se você observou que está respirando apenas pela boca, ou apenas "colocando o ar para fora", como muitos dizem ser o correto, saiba que você pode estar colocando sua saúde em risco.

Isso porque não basta apenas respirar, é muito mais importante respirar corretamente. Afinal, respirar pela boca é um ato muito mais prejudicial do que as pessoas costumam imaginar. E isso pode afetar diretamente o nosso organismo e causar diversos problemas sérios no médio/longo prazo.



Como acontece a respiração?

Para que o processo de respiração seja efetivo, é muito importante saber como ela deve acontecer. Afinal, o nariz é o principal órgão responsável pelo transporte de ar para dentro e fora do organismo e quando respiramos pela boca, esse mecanismo acaba não cumprindo seu papel completamente. Portanto, o processo de respiração consiste no conjunto de processos de entrada e saída de ar nos pulmões. E ele é muito importante para nós, pois é o responsável por funções importantes como:

  • Controle cardíaco
  • Regulador da pressão arterial
  • Auxílio na circulação sanguínea
  • Controle de estresse a ansiedade
  • Manutenção da vida
  • Regulação do ritmo cardíaco
  • Entre outros

Portanto, respirar pela boca pode não só comprometer essas funções básicas, mas também ocasionar diversas consequências que podem ser consideravelmente impactantes para sua saúde e estilo de vida daqui a algum tempo. Veja abaixo alguns dos maiores problemas em respirar pela boca.



Ronco

Além de ser um dos causadores da respiração pela boca, o ronco também pode ser resultado desse hábito. O problema é ocasionado pela vibração dos tecidos da garganta, que geralmente acontece por conta de uma obstrução nasal que impede a fluidez do fluxo respiratório pelo nariz. E apesar de parecer inofensivo, o ronco pode ocasionar diversos problemas a curto e longo prazo.

Leia também:  Perigos do Ronco para a Saúde

Problemas como baixa qualidade de sono, sonolência durante o dia-a-dia. Baixa qualidade de vida, falta de ânimo e foco, além de baixa produtividade são sintomas comuns de quem ronca e não busca o tratamento. E para os pequenos (crianças entre 2 e 7 anos) esse problema é ainda mais perigoso, já que pode influenciar diretamente na formação dos ossos do crânio e face (principalmente na região bucal).

Halitose

O hábito de respirar pela boca aumenta consideravelmente a chance do aparecimento de problemas como a Halitose, por exemplo. Isso porque o ato de respirar pela boca acaba gerando um maior ressecamento bucal e isso aumenta a proliferação de bactérias e aumento na descamação das células da mucosa bucal.

Se o hábito de não respirar pelo nariz se perdurar por muito tempo e não houver um tratamento adequado para o problema, a halitose pode ser tornar uma doença crônica.

Menor rendimento físico

A respiração pela boca pode provocar algumas deformidades ósseas. Essas deformidades acabam estreitando a via respiratória e ocasionando diversas dificuldades na respiração. Isso gera um impacto negativo gigante nas funções de controle de pressão arterial e ritmo cardíaco, afetando diretamente o rendimento físico, seja esportivo ou até para as atividades diárias.

Risco de infecções e gripes

Nosso aparelho respiratório é o principal organismo responsável por filtrar todo o ar que entra e sai do nosso corpo. Portanto, fazer a respiração pela boca acaba negligenciando todo esse filtro que deveria ser feito no nariz e consequentemente, aumenta consideravelmente o risco de contaminações, infecções, gripes e resfriados.

Inchaço abdominal

Respirar pela boca faz com que mais ar que o necessário acabe entrando no nosso estômago e intestino. Isso faz com que se tenha uma distensão nas vísceras que acabam ocasionando as famosas gases, além de causar inchaço, dor e desconforto na região abdominal.

Leia também:  Pés - Pisada incorreta pode causar problemas e dores no corpo

Esses são apenas algumas das consequências que a respiração pela boca pode ocasionar. Fique atento para começar a se policiar mais e melhorar seus hábitos respiratórios e evitar esse tipo de problema.

Darlan Barbosa

Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *