Doação de Sangue – Mitos e Verdades



Confira aqui os principais mitos e verdades sobre a doação de sangue.

Normalmente, uma doação de sangue, que tem cerca de 450 ml, pode ajudar a salvar a vida de três, até quatro pessoas. O sangue doado é utilizado em diferentes procedimentos, atendendo a distintos pacientes.

Doar sangue é um ato de amor ao próximo, mas que infelizmente não é realizado por muitas pessoas. Em muitos casos, por medo, falta de conhecimento, ou por não atender algumas das exigências necessárias para poder ser um doador.



No artigo de hoje, vamos tirar algumas dúvidas; mitos e verdade sobre a doação de sangue, com o intuito de informar e incentivar a doação de sangue. Confira!

Devo estar em jejum no dia de doar sangue?

Não. Muitas pessoas acham que devem ir de jejum doar sangue, mas isso é um mito; uma informação equivocada. O doador deve estar muito bem alimentado, não ter comido alimentos gordurosos por no mínimo três horas antes de realizar a doação e também deve estar descansado e ter dormido a noite.



Tenho diabetes, posso doar sangue?

Sim, desde que a doença esteja controlada, você não faça uso de insulina e não tenha alterações vasculares.

É verdade que a doação afina o sangue?

Não. Doar sangue não engrossa e nem afina o sangue, ele permanece com a mesma espessura.

Quanto tempo o corpo leva para repor o sangue doado?

Em apenas 24 horas o corpo já repõe o volume do plasma e em 4 semanas dos glóbulos vermelhos. No entanto, são necessárias 8 semanas para repor a quantidade de ferro que havia antes da doação, lembrando que esse tempo pode variar entre o homem e mulher, sendo que a reposição do homem acontece mais rápido.

Leia também:  Fundação Pró-Sangue - Programação Especial para o Dia do Doador de Sangue

Quais exames são realizados no sangue de doado?

Antes de passar pela transfusão, o sangue doado precisa passar por exames, para garantir a segurança do paciente que vai recebê-lo, sendo eles:

  • AIDS;
  • Sífilis;
  • HTLV I/II;
  • Hepatite B e C;
  • Doença de chagas;
  • Determinação do tipo sanguíneo ABO e Rh;
  • Pesquisa de anticorpos irregulares.

Posso doar sangue quantas vezes eu quiser?

Não exatamente. Você pode doar quantas vezes quiser desde que esteja dentro do prazo correto, sendo 60 dias para o homem, com até 4 doações durante o anos, e 90 dias para as mulheres, não podendo exceder 3 doações durante os 12 meses.

Quem fez tatuagem pode doar sangue?

Sim, porém, deve esperar um ano para fazê-lo. Essa medida se faz necessária, pois a pessoa pode ter contraído algum vírus durante o processo. Já pessoas que possuem piercing não podem doar sangue, ou só podem doar 12 meses após a retirada.

Além de pessoas nas situações citadas acima, existem outras condições que impossibilitam um indivíduo de fazer a doação, como:

  • Idade menor de 16 ou superior a 69 anos.
  • Pesar menos que 50 quilos.
  • Gravidez.
  • Possuir ou já ter contraído doenças transmissíveis pelo sangue.
  • Estiver amamentando a menos de 12 meses.
  • Comparecer com febre para fazer a doação.
  • Possuir anemia, hipertensão, hipotensão, aumento ou diminuição dos batimentos cardíacos no momento da doação.

Existem ainda outras condições que impedem uma pessoa de doar sangue por um tempo determinando, como doar sangue depois de 48 horas que tomou vacina contra gripe, 7 dias se teve diarreia, etc. Para ter acesso a todas informações acesse: http://www.prosangue.sp.gov.br/artigos/quem_nao_pode_doar.html

Uma pessoa só pode doar sangue pela primeira vez até os 60 anos de idade, a partir de 61 anos ela não pode mais doar pela primeira vez. Se já tem o costume de doar pode fazer até os 69, como citado no início da lista.

Leia também:  Facebook lança Novo Recurso que Incentiva a Doação de Órgãos

No dia da doação, o doador deve ir acompanhado de uma pessoa maior de idade para auxiliá-lo.

Procure se alimentar bem dias antes de realizar doação, mantenha uma dieta rica em ferro, pois se tiver carência dessa substância no seu sangue você também não poderá fazer a doação.

Por Nara Sampaio

Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *