Importância da Atividade Física para Prevenção do Câncer





Saiba aqui qual a importância da atividade física para a prevenção do câncer.

O mês de novembro é inteiramente dedicado ao combate do câncer, seja no homem ou na mulher. Essa doença é uma das que mais ataca as pessoas nos últimos anos. Segundo o INCA, em 2018 surgiram mais de 60.000 casos novos de câncer de próstata. E nas mulheres, cerca de 58.000 novos casos de câncer de mama. Com esses dados alarmantes, vê-se a necessidade de prevenção, principalmente nas pessoas que estão dentro da taxa de risco de contrair câncer.

O câncer de mama e de próstata são os dois tipos mais comuns. Dessa forma, a prevenção é o melhor remédio para evitar essa terrível doença. Nesse sentido, as atividades físicas podem ser um poderoso aliado na prevenção do câncer, já que ela ajuda a fortalecer o nosso organismo, nos tornando mais imunes aos sintomas.




Exercitar-se ao menos 3 vezes por semana pode ser o ideal para se ter uma vida saudável e livre do câncer de mama ou de próstata. Além disso, ter uma rotina de alimentação saudável e regrada ainda pode ser um poderoso auxiliar na prevenção do câncer.

De que forma a atividade física previne o câncer?

As atividades físicas ajudam a diminuir o colesterol, o nível de diabetes, a massa de gordura corporal, aumentam a nossa força muscular e, consequentemente, faz com que o nosso sistema imunológico se fortaleça cada vez mais, fazendo com que a prevenção de doenças seja mais efetiva.


A falta de exercícios físicos regularmente deixa o nosso organismo, principalmente a parte do sistema imunológico, totalmente debilitado, fazendo com que a proteção contra doenças, inclusive o câncer, seja menor. Por isso é muito importante praticar exercícios para prevenir o câncer e outras doenças.

Qual a frequência de atividade física ideal?

Segundo os médicos especializados no tratamento de doenças como o câncer, a frequência ideal de exercícios físicos é de ao menos 3 vezes por semana. Essa é uma rotina na qual o corpo consegue se acostumar mais facilmente e faz com que não tenhamos muito cansaço durante o restante do dia.

Uma coisa que se deve prestar atenção na hora de praticar os exercícios físicos é na intensidade das atividades. Lembre-se sempre de tomar cuidado para que seus batimentos cardíacos não ultrapassem os 120 Bpm, ainda mais se a sua idade for mais avançada. Consultar um profissional antes de começar a se exercitar é demasiado importante para a boa manutenção do seu corpo.

Boa alimentação aliada a uma rotina de atividades físicas

As atividades físicas por si só podem ser extremamente boas e saudáveis, mas se aliada a uma rotina de alimentação saudável e regrada, então os efeitos podem ser dobrados. O nosso corpo responde indiretamente e diretamente a tudo o que ingerimos. Muitas doenças têm por causa a nossa má alimentação. Nesse sentido, é muito importante investir mais em alimentos saudáveis, como cereais, legumes, verduras, carnes brancas, óleos finos e sementes.

Além disso, é muito bom consultar um nutricionista e fazer uma tabela de alimentação perfeita para o seu organismo. Dessa forma, com uma boa alimentação e uma rotina de exercício frequente, seu sistema imunológico se fortalece cada vez mais.

Exercícios para quem está em tratamento

Os exercícios físicos não servem apenas para prevenir o câncer. Quem está em tratamento não só pode como deve realizar exercícios rotineiramente com a ajuda de outra pessoa. Antes de querer se exercitar, fale sempre com seu médico, para saber se você está apto para as atividades físicas, e peça também para ele te recomendar alguns exercícios ideais para você.

É sempre muito importante que os exercícios sejam mais leves para quem está em tratamento, pois o corpo está mais fragilizado pelos remédios, então evite atividades muito pesadas.

Ariston Cristian Gadomski Alves



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *