Queda de Cabelo – Como Previnir





Saiba aqui como previnir a queda de cabelo.

A queda de alguns fios de cabelos é algo absolutamente corriqueiro. Todas as pessoas perdem cerca de 50 a 100 fios diariamente. E, se compararmos aos mais de 100 mil fios que possuímos em nosso couro cabeludo, esse número se torna bem pequeno. Além disso, quanto mais a nossa a idade avança, mais rarefeitos e finos ficam os nossos fios de cabelo.

Entretanto, há pessoas que têm quadros de queda de cabelos mais intensos e isso pode indicar um problema de saúde mais sério. Por essa razão, é importantíssimo buscar um médico para que ele avalie o seu caso e te oriente em relação ao tratamento mais indicado.




Ainda assim, há algumas atitudes que você pode pôr em prática imediatamente que contribuirão para tratar e prevenir a queda dos seus cabelos.

1- Não prender o cabelo molhado e nem com tanta frequência


Se você tem o hábito usar tranças, rabos de cavalo, coques ou outros penteados que prendam bem o cabelo, tente deixá-lo mais solto, pois esticar os fios em excesso pode causar desgaste ou queda, especialmente na raiz do cabelo. Elásticos ou outros laços de metal também não são recomendados, porque podem causar nós.

2- Tomar cuidado ao pentear o cabelo

Uma pesquisa levantada pelo Journal of Dermatological Treatment, relatou que a utilização da escova pode corroborar para a queda de cabelo. O estudo também apontou que a quantidade de vezes em que os cabelos são escovados aumenta a queda dos fios.

Além disso, usar um pente que não é adequado para o tipo do seu cabelo pode deixar os seus fios com aspecto de cabelo quebrado e danificar os fios.

Segundo o cabelereiro Gennaro Preite, as escovas de pino que possuem bolinhas massageadoras na ponta oferecem mais sutileza na hora de desembaraçar os fios, protegem o couro cabeludo e são uma excelente opção.

3- Ter uma rotina de exercícios e se alimentar de forma saudável

Um grande número de pessoas que se queixam de queda capilar, tem ou teve algum motivo de estresse que pode ter sido o causador da perda dos fios. Um jeito maravilhoso de prevenir a queda de cabelo, diminuir o seu estresse e ainda cuidar do seu organismo é através da prática de exercícios regulares.

Os alimentos que ingerimos também são essenciais para ativar o crescimento dos fios e fortalecê-los. Alguns nutrientes específicos como os grãos e as proteínas integrais, as vitaminas (do complexo B, E e C) e os minerais (ferro, silício, zinco, selênio e cálcio) são extremamente vantajosos no combate contra a queda de cabelo. Há ainda algumas comidas que contribuem para evitar a queda de cabelo, como o leite, os frutos do mar e as carnes vermelhas.

4- Utilizar óleos essenciais para massagear o cabelo

Antes de lavar o cabelo, massageie o couro cabeludo com um óleo essencial e deixe-o agir durante uma hora. Além de deixar um cheiro delicioso, ajuda a evitar a queda e a promove o crescimento do cabelo.

5- Maneirar no uso de pranchas e secadores

Evite, sempre que for possível, expor o cabelo a altas temperaturas. Além disso, não é necessário colocar a chapinha, o secador ou o babyliss na potência máxima. Opte por modelar e secar o cabelo de forma natural. Outra dica é investir em bons protetores térmicos e tomar banho com água morna. Erros como não utilizar protetores térmicos e pranchar o cabelo sujo ou molhado, podem aumentar a queda de cabelo.

Várias questões podem ocasionar a queda de cabelo, como, por exemplo, mudança de clima e estresse. Mas é essencial consultar um dermatologista ou um clínico geral quando for ela recorrente ou quando um grande volume de cabelo for perdido diariamente, para que alguns exames sejam feitos com o objetivo de identificar a causa. Pois pode se tratar de resposta a algum tratamento, resultado de alteração hormonal ou alguma doença.

Por: Isabella Proença



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *