Dicas para Aliviar a Azia do Refluxo





Confira quatro indicações que auxiliam no tratamento da azia causada pelo refluxo.

O refluxo é uma doença é causada pela volta para o esôfago de um ácido do estômago, sendo que o caminho correto seria que o ácido fosse digerido. Devido a essa troca de “trajetória”, a pessoa com refluxo pode sentir diferentes sintomas como: a indigestão, o estufamento, a azia e outros. Dentre todas essas manifestações uma das piores é a azia ou a famosa queimação no estômago. No texto de hoje, vamos apresentar quatro indicações que auxiliam no tratamento da azia causada pelo refluxo.

– Primeira indicação: opções de chás para tratar esse mal-estar

O processo de cozimento de uma erva, de uma raiz ou outra substância com água costuma ser muito eficaz para uma série de mazelas. E, para o alívio de azia não seria diferente. Para as pessoas que estão se sentindo mal devido a essa condição existe uma série de chás que podem ser de grande valia. Dentre eles estão: chá funcho, de vinagre de maçã, de alecrim, de espinheira-santa e de alecrim.




É importante que você, ao tomar um desses chás, procure consumi-lo morno, muito quente pode irritar um pouco seu aparelho digestivo. Além disso, tome uma xícara e depois de algumas horas tome outra, não beba uma quantidade exagerada. A primeira opção é sempre buscar por curas por meio de produtos naturais, pois você também pode se prevenir de outros tipos de doenças.

– Segunda indicação: lista de alimentos e bebidas que precisam ser evitados pelas pessoas que sofrem desta patologia

A azia do refluxo acontece pela ingestão de um determinado alimento por parte de uma pessoa que está propensa a desenvolver essa condição. Algumas pesquisas já apontaram que o refluxo pode ser hereditário, ainda não se sabe ao certo se isso é verdade ou não. Mas, como não se trata de patologia muito grave, ela será manifestada quando determinado alimento for degustado.


Esse estado, na maioria das vezes, ocorre quando se consome um dos seguintes alimentos: chocolate; café; pimenta; determinados tipos de leites e queijo; carnes mais gordurosas como a de porco; comidas preparadas a base de fritura; refrigerantes; bebidas alcoólicas principalmente as destiladas, embutidos como: salsicha, salame, linguiça, presunto; carboidratos não integrais como pães e biscoitos; legumes como tomate e pepino. Por fim, frutas cítricas como a laranja.

– Terceira indicação: lista de alimentos que ajudam a combater a azia do refluxo

Se no tópico anterior foi apresentada uma relação de alimentos que devem ser excluídos, nem que seja por um determinado período, pelas pessoas que sofrem de azia causada pelo refluxo. Neste item vamos listar as comidas que ajudam no tratamento e também aquelas que devem ser consumidas diariamente para que esse mal-estar não volte.

Caso você esteja sentindo esse tipo de desconforto os seguintes alimentos podem contribuir e muito para o tratamento dessa sensação: pera, maçã e suco de aloe vera. Depois que o pior momento já passou é a hora de você investir em uma dieta mais saudável no seu cotidiano. Isso vai lhe proporcionar dias sem azia, além de trazer benefícios para a sua saúde em geral.

Para isso procure ter em sua casa alimentos como: leite desnatado; queijo sem lactose; kefir; cereais como a chia e a aveia; oleaginosas como: castanhas, amêndoas, nozes; ovo; carnes magras como: peixe, salmão, frango; frutas como: o mamão e o kiwi; folhas verdes como: alface, couve, agrião, dentre outras. Uma última dica é que se você tem o hábito de comer pão, procure por versões que são fabricadas com farinhas integrais. Hoje em dia existem centenas de marcas com esse tipo de produção.

– Quarta indicação: costumes que precisam ser adotados para ajudar no combate da azia causada pelo refluxo

Assim, como as pessoas que sofrem com essa condição precisam adotar uma alimentação mais saudável, elas também precisam ter hábitos à mesa e fora dela que vão auxiliar na não ocorrência da azia do refluxo.

A primeira dica é evitar a ingestão de bebidas e alimentos, pois, isso prejudica a digestão. Outro fator que atrapalha esse processo é realizar uma atividade física pesada logo que você encerrar uma refeição. Comer em grande quantidade nunca é uma boa ideia, mas antes de dormir é ainda pior. Pois, além do seu corpo já ter que realizar uma série de funções durante o sono, fazer com que ele tenha que digerir um volume grande de comida durante esse período de descanso vai sobrecarregá-lo. Com isso, ele vai mandar um alerta que algo não está correto e aí pode surgir aquela queimação.

Essas foram às dicas para ajudar no auxílio da azia do refluxo. Espero que essas dicas lhe ajudem!

Por Isabela Castro

Aliviar a azia

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *