Falta de Vitamina D – O Que Pode Causar





Saiba aqui o que a Falta de Vitamina D pode causar em nosso organismo.

O corpo humano sempre vai precisar receber diferentes vitaminas. Elas ajudam a manter a saúde em dia e fortalecer a imunidade. Hoje eu vou falar da ausência da vitamina D no dia a dia e o que isso pode causar. Essa vitamina é responsável por fornecer cálcio e fósforo para o organismo. Quando não ingerimos a vitamina D, nosso corpo sente. Principalmente os ossos. Alguns alimentos comuns na nossa alimentação como: Fígado, leite, iogurte e seus derivados, são responsáveis por fornecer a vitamina D. Mas a maioria das pessoas se alimentam mal e acabam tendo deficiência da vitamina D. Veja abaixo os problemas que podem ser causados pela falta de vitamina D.

Conheça a importância da vitamina D

A vitamina D é muito importante para o nosso organismo. Sem ela o nosso corpo pode sofrer muitas consequências. O ideal é ter uma alimentação equilibrada e com alimentos que sejam fonte direta de vitamina D. Assim fica mais fácil evitar alguns problemas de saúde, que podem ser gerados pela falta dessa vitamina.




A falta de vitamina D causa problemas nos ossos

Um dos problemas mais comum ocasionado pela falta da vitamina D é o problema na área dos ossos. Dores na coluna e em outros membros como: Penas, joelhos e braços podem ser mais frequentes pela ausência da vitamina D. Geralmente as dores aparecem ocasionalmente e podem ficar mais frequentes com o passar do tempo. Quando uma pessoa entra em um quadro de fortes dores nos ossos, a falta de vitamina D já é de um longo tempo.

Aumento de infecções

Pessoas que sofrem com a falta de vitamina D podem desenvolver infecções com maior frequência. Isso acontece pois o organismo fica mais frágil e um simples quadro de gripe pode se tornar algo bem maior. Por isso o ideal é manter a frequência de alimentos que são ricos em vitamina D na alimentação diária.


Diabetes

A ausência de vitamina D, pode aumentar as chances de desenvolver diabetes. Que é uma doença bem complicada e que assusta a população. Se não for tratada de forma correta, a diabetes pode trazer graves consequências como a cegueira e em casos extremos pode levar a amputação de algum membro.

Problema cardiovascular

Muitas pessoas não tem noção de como é importante ter a vitamina D presente no organismo. O nosso corpo precisa muito dessa vitamina e sem ela podem aparecer problemas de saúde mais simples e outros mais complexos, como é o caso do problema cardiovascular, que se não tratado, pode desencadear problemas mais graves no coração. Muitas pessoas que desenvolveram esse tipo de problema foi pela falta de consumo de vitamina D no organismo.

Sistema imunológico regulado

Nosso sistema imunológico pode receber diferentes reações e ataques de microrganismos. Se ele tiver com deficiência de vitaminas, principalmente a vitamina D, ele pode ser atacado por invasores externos que podem causar muitas doenças. Quando o nosso sistema imunológico está forte e com a vitamina D em dia, ele dificilmente vai ficar vulnerável a essas doenças e problemas. Por isso o ideal é sempre fazer o uso de alimentos que tenham uma boa quantidade de vitamina D.

Raquitismo

Muitas crianças que tem falta de vitamina D no organismo, podem desenvolver o raquitismo. Que é uma doença que afeta o desenvolvimento dos ossos. Essa doença pode causar deformidade nos ossos. Eles também podem ficar bem fracos e ter algum tipo de deformidade. Por isso é importante ter o consumo de vitamina D, principalmente nos primeiros meses de vida.

A vitamina D pode ser encontrada em muitos alimentos. Mas quem desejar pode tomar essa vitamina em forma de suplemento. A exposição ao Sol pela manhã por 20 minutos e sem o uso do protetor solar também é uma grande fonte de vitamina D!

Escrito por Cristiane Amaral



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *