Plantas Medicinais para Combater Doenças no Inverno





Confira dicas de algumas plantas medicinais que podem ser usadas para combater doenças que afetam as pessoas no inverno.

Com a baixa da temperatura, a propensão de doenças se alastrarem é muito grande. Hoje em dia existem muitas maneiras de se curar essas patologias e uma das mais eficazes é procurar por alternativas mais naturais. Com isso, a utilização de plantas é uma boa solução. No texto abaixo, vamos apresentar quatro plantas que apresentam grande serventia para a saúde no período do inverno e que também são muito simples de serem encontradas. Veja!

– Eucalipto:

Se existe uma planta que tem um cheiro marcante é o eucalipto e a maioria das pessoas aprecia esse cheiro. O eucalipto pode ser encontrado de diferentes formas e devido a sua versatilidade, ele pode ser usado para diversos fins. Hoje vamos falar de como ele é benéfico no período em que as temperaturas estão em baixa.




No inverno é comum que as pessoas apresentam vários problemas respiratórios. E uma forma natural de acabar ou, pelo menos, diminuir de forma considerável estes contratempos é usando o eucalipto. Uma vez, que ele ajuda, por exemplo, no exercício da levada do ar aos pulmões, pois ele auxilia no funcionamento correto dos brônquios. Ele também colabora para que as vias respiratórias não acumulem fluídos como o muco. Por isso, é comum que em saunas se utilize o eucalipto, pois, ele é um ótimo remédio para problemas respiratórios.

Você pode utilizar o eucalipto de diferentes formas no seu dia a dia. Uma das melhores é colocar algumas gotas da essência dessa planta em um umidificador de ar ou então em um balde com água e deixar no seu quarto. Ainda é possível adquirir algumas folhas e cozinhar essa parte da planta para fazer uma inalação mais direta. Existe disponível no mercado ainda, sachês de mel com eucalipto para consumo. Essa também é uma alternativa.


– Hortelã:

Uma das plantas mais versáteis. Dessa forma, pode-se definir a hortelã. Ele tem inúmeros benefícios e pode ser usado ao longo do ano em qualquer estação. Mas, como estamos falando do inverno vamos abordar como a utilização da hortelã é importante nesse período.

Nesta época do ano, especificamente, é mais comum que as pessoas comam uma quantidade maior dos alimentos. Consequentemente, a digestão e torna mais demorada, trazendo assim aquela sensação de estufamento. A hortelã é um dos melhores remédios para combater esse quadro. O ideal é ferver um copo de água, colocar as folhas em uma xícara e depois acrescentar a água quente, é importante não adoçar esse preparo.

Outra serventia da hortelã no frio é na utilização dele para uma mistura com o intuito de combater o resfriado e a dor de garganta. Para isso, pegue algumas folhas da hortelã, meio limão e também mel. Aqueça um pouco de água. Deposite as folhas em um recipiente, coloque a água, esprema o limão e acrescente o mel para adoçar. Misture tudo e tome. Cuidado apenas para não engolir as folhas.

– Erva Cidreira:

Um dos piores sintomas que uma pessoa que está gripada tem é a tosse. Esse ato causa desconforto na garganta e muitas vezes também no sistema digestivo. E uma planta que auxilia e muito para a cura da tosse é a erva cidreira. Conhecida, principalmente, por aliviar dores intestinais, muitas pessoas não sabem que ela é capaz de acabar com a tosse.

O ideal é que você faça um chá, lembre-se de evitar que a folha cozinhe no fogo, a melhor maneira de produzir a bebida é fazendo a infusão entre a água e a planta. Muitos indivíduos gostam de chá mais docinho, caso esse seja o seu caso prefira adoçar com mel que também tem propriedades que ajudam contra a dor de garganta e a tosse. Ao tomar esse preparo, você ainda pode ganhar uma noite de sono tranquilo no inverno. Uma vez, que outro benefício da erva cidreira é proporcionar a sensação de tranquilidade.

– Agrião:

Com o termômetro registrando temperaturas mais baixas é comum que se tenha uma baixa na imunidade, e assim é mais fácil que certos vírus e patologias se instalem no corpo humano. Uma maneira de combater esse processo é utilizar o agrião. Essa planta pode ser consumida como componente de uma salada, pode-se fazer sopa dessa planta e até beber como chá.

Você deve está se preocupando o motivo dessa planta agir contra a baixa imunidade. Isso se deve ao fato do agrião ter uma alta concentração de vitamina C. E você deve saber que esse composto trabalha na produção de anticorpos e também no aumento da imunidade.

Essas foram algumas das ervas que são muito indicadas para serem utilizadas no período do inverno.

Por Isabela Castro

Plantas medicinais



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *