Caspa no Cabelo – Como Evitar e Tratar





Saiba aqui as principais causas e como acabar com a Caspa no Cabelo.

A caspa é um problema que acontece no couro cabeludo e pode surgir por diferentes fatores. Mas, ele fica mais comum na época do inverno. A caspa também é conhecida como dermatite seborreica, é um processo inflamatório que pode ser leve ou crônico. Em sua versão mais agressiva, a caspa pode ser em grande quantidade, ela forma uma grande quantidade de sebo capilar. A caspa crônica não tem cura, mas pode ser controlada se for tratada corretamente. Muitas pessoas que sofrem com esse problema passam por alguns momentos constrangedores, principalmente quando se usa roupa de tecido escuro, que é quando a caspa fica mais evidente. Veja agora como evitar que o problema se agrave e como controlar o mesmo.

Procurar um dermatologista quando identificar o problema

A maioria das pessoas que descobrem a caspa, buscam primeiramente por soluções caseiras. Essa é a pior atitude que se pode tomar. Pois alguns desses produtos caseiros podem piorar o problema e agravar ainda mais o quadro de caspa. Então a medida mais correta para tentar entender a profundidade do problema é ir ao dermatologista. Ele é o especialista mais indicado para cuidar do problema de forma correta e usando produtos de confiança.




Pessoas com problemas de dermatite seborreica crônica podem fazer uso de medicações específicas e até mesmo hidratantes capilares específicos.

Como diminuir o quadro de acúmulo de oleosidade

O acúmulo de oleosidade pode ser evitado e diminuído também. E essa é uma das formas mais eficazes de ajudar no tratamento da oleosidade. Então para evitar que o problema se agrave é bom evitar alimentos que estimulem a oleosidade da pele e também do couro cabeludo. Alimentos ricos em gorduras devem ser evitados no processo de tratamento.


Faça uso de produtos específicos para caspa

Usar produtos específicos para caspa é uma das formas de diminuir a fabricação do sebo no couro cabeludo. O indicado é comprar uma linha específica com shampoo, condicionadores e cremes. Existem também sabonetes dentro de linhas para tratamento de caspas também.

Veja agora as melhores formas de evitar o problema com a caspa

Evite deixar o cabelo molhado e preso

Deixar o cabelo molhado e preso pode trazer muitos problemas para o couro cabeludo, entre eles está a tão temida caspa. Quando o cabelo está molhado e preso, ele não consegue respirar. Isso só piora na época do inverno. Além da caspa, podem aparecer problemas como fungos no couro cabeludo, mal cheiro e enfraquecimento dos fios. O melhor é evitar sempre que for possível.

Não deixe o cabelo abafado com muita frequência

O hábito de manter o cabelo abafado com alguns tipos de acessórios, pode facilitar o acúmulo de sebo no couro cabeludo e fazer com que a caspa se desenvolva de forma rápida. Quem já tem facilidade para desenvolver esse problema, deve evitar acessórios como: Boné, chapéu, toucas, entre outros. O couro cabeludo precisa respirar e com o uso desses acessórios isso fica praticamente impossível.

Não lave a cabeça com água quente

A água quente é algo que pode facilitar muito o problema da caspa. Pois essa temperatura ativa mais ainda a oleosidade do cabelo. A forma mais simples de evitar que a caspa apareça na época do inverno, é não lavar a cabeça com água quente. Uma das formas mais fáceis de resolver o problema, é lavar a cabeça com água em temperatura ambiente, e depois tomar banho normalmente com água quente.

Não deixe a cabeça suja por muito tempo

Pessoas que demoram a lavar a cabeça podem facilitar o aparecimento da caspa. O ideal é lavar a cabeça de dois em dois dias no inverno. E no calor é bom lavar todos os dias.

Siga essas dicas e mantenha a caspa controlada!

Escrito por Cristiane Amaral



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *