Cabelo com Pontas Duplas – Causas e O Que Fazer





Saiba aqui as principais causas e o que fazer para acabar com as pontas duplas em seu cabelo.

Mesmo tomando os cuidados rotineiros com o cabelo, há uma série de fatores externos que podem causar as temidas e complicadas pontas duplas. O uso de químicas, chapinha e a poluição dos grandes centros urbanos são algumas das suas principais causas.

Por outro lado, não é necessário se desesperar, pois além de ser um problema que pode ser resolvido, alguns cuidados simples podem tornar tudo mais fácil!




Como surgem as pontas duplas no cabelo?

Todos os tipos de cabelos, sejam eles crespos, lisos ou cacheados, são compostos por cutícula e córtex. O primeiro, envolve a parte externa regulando a entrada de nutrientes. Essa parte também é a que fica mais sujeita aos vários tipos de danos. Já o córtex é a parte interna, responsável por garantir força aos fios.

O que ocorre no surgimento das pontas duplas é que a cutícula tem sua estrutura feita de lipídios, essa é a substância responsável por promover a oleosidade natural das mechas. O problema é que ao ser danificada essa proteína dos fios é rompida e eles terminam por ficar enfraquecidos dando origem há uma série de problemas.


É importante destacar que apesar de as pontas duplas afetarem todos os tipos de cabelos, quem tem fios cacheados precisa redobrar a atenção, pois elas ficam mais aparentes. Isso acontece devido a própria forma dos fios em espiral e com isso, a oleosidade natural do couro tem um processo mais difícil para que consiga chegar às pontas. O resultados são extremidades mais quebradiças, ressecadas e sensíveis.

Como proteger os cabelos das pontas duplas?

Como vimos, os lipídios que estão presentes nos fios sofrem danos e para evitar que isso aconteça, a melhor forma para prevenir e acabar com o problema é a nutrição.

Esse processo realizado dentro das fases capilares acontece bem após a hidratação. O principal objetivo é ajudar os fios com a reposição da camada de lipídeos da fibra — a oleosidade natural de que falamos anteriormente. Para isso, são utilizadas máscaras de tratamento com substâncias ricas em óleos ou ainda, com a aplicação de uma técnica chamada de umectação.

Além dos processos apontados acima, outra etapa fundamental para a manutenção da saúde dos fios é realizar uma reconstrução de 15 em 15 dias. Vale lembrar que como os fios na situação de ponta dupla estão fracos, é esse procedimento que trará aos cabelos a massa proteica, que vai garantir o crescimento saudável e forte, e claro, uniformizar a fibra capilar.

Uma dica para que tudo fique mais rápido e prático é aparar um pouco o comprimento dos fios. Uma sugestão é o chamado “corte bordado”, que vai ajudar a fazer com o que o cabelo não perca muito de seu tamanho. Se quiser ser um pouco mais radical, basta aproveitar para uma mudança geral e atualizar o look por completo!

O que fazer para prevenir contra as pontas duplas no dia a dia?

  • Após lavar os cabelos, é recomendado evitar ao máximo o atrito com a toalha, pois isso pode aumentar o problema com as pontas duplas. A dica é usar um tecido de algodão ou toalha de microfibra. Isso também evita sofrer com o excesso de frizz.
  • Apostar em cremes de pentear que ajudem a finalizar os fios e tratá-los ao mesmo tempo é uma dica válida tanto para quem quer prevenir quanto acabar com as pontas duplas.
  • A utilização de óleos nas pontas é fundamental para ajudar a repor a camada de lipídios que compõe os fios de cabelo. Uma dica muito boa nesse sentido é fazer o uso deles nas pontas no momento de finalizar. Vale lembrar que nem precisa de uma grande quantidade, algumas gotinhas já são o suficiente!

Então, gostou de nossas dicas? Aproveite e compartilhe com seus amigos em suas redes sociais preferidas!

Denisson A. Soares



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *