Bruxismo – O que é, Sintomas, Tratamentos





Confira aqui todos os detalhes sobre o Bruxismo.

O bruxismo é problema que muitas pessoas possuem. E é conhecido popularmente como o ranger do dente, que pode acontecer em qualquer momento do dia, mas normalmente aparece na parte da noite ou quando se está dormindo. Essa desordem funcional pode começar no início da infância e caso seja diagnosticado cedo, o ideal buscar por tratamento. Algumas pessoas sentem muito desconforto e até irritabilidade. Abaixo eu vou mostrar os principais sintomas do bruxismo e a melhor forma de tratamento. Dessa forma fica mais simples resolver o problema.

Veja aqui as principais causas desse problema

Crianças




O bruxismo costuma aparecer ainda na infância, geralmente a partir de 3 anos. Normalmente quando se está dormindo.

Estresse


Pessoas que sofrem por muitos momentos de estresse, principalmente por longos dias, tem facilidade de sofrer com o bruxismo.

Uso de substâncias estimulantes

Algumas substâncias estimulantes são indicadoras do aparecimento do bruxismo e entre elas estão: Nicotina, drogas, cafeína e álcool.

Personalidade

Alguns tipos de personalidade favorecem muito o aparecimento do bruxismo. Pessoas que sofrem de quadro grave de ansiedade, agressividade, competitividade e problemas nos nervos podem desenvolver bruxismo em algum momento de sua vida.

Conheça os principais sintomas do bruxismo

O bruxismo possui muitos sintomas, e são através deles que é feito o diagnóstico certeiro. Alguns desses sintomas são comuns e podem passar despercebidos. Então se você desconfia que possa estar sofrendo desse problema, avalie muito bem a lista abaixo:

– Incômodo no ouvido (como se fosse uma dor chata na região, mas é apenas reflexo do bruxismo;

– Aumento da sensibilidade nos dentes;

– Dor de cabeça frequente;

– Dor na mandíbula;

– Apertar ou ranger nos dentes em diferentes horários do dia, mas frequentemente na parte da noite;

– Recuos da língua;

– Grande desgaste no esmalte do dente;

– Dor nos ossos da face;

– Perceber que os dentes estão mais moles de forma inesperada;

– Dentes fraturados, achatados ou lascados;

– Morder a língua com frequência e por várias vezes durante o dia.

Como funciona o bruxismo em sua versão mais grave ou avançado?

Muitas pessoas que sofrem de bruxismo acabam não tratando o problema de forma correta. Uma grande parte faz isso por falta de conhecimento e outra por achar que esse problema é muito simples e não traz grandes consequências. Mas, é um grande erro pensar assim, já que se não tratado, o bruxismo pode trazer problemas bem mais graves que podem gerar outros problemas mais graves. Veja agora quais são esses problemas.

– Insônia: A insônia é um problema muito comum entre a população. E por isso ela passa despercebida. Pode não parecer, mas a insônia traz grandes problemas para a saúde e para os nervos também.

– Depressão: A depressão também pode surgir depois do aparecimento do bruxismo, e principalmente se ele já estiver em um grau elevado.

– Transtorno alimentar: O transtorno alimentar pode se tornar um grande problema na vida de uma pessoa. Ele mexe com todo sistema e ainda traz problemas paralelos que ajudam a agravar o quadro da saúde.

– Ansiedade: O bruxismo quando não tratado pode fazer surgir um quadro de ansiedade em seu mais alto estágio. Fazendo com que o coração fique acelerado e até mesmo tremedeira.

– Irritabilidade: A irritabilidade pode aparecer depois que se desenvolve o bruxismo. Muita das vezes esse sintoma aparece quando o estágio do problema aumenta e já causou muito desconforto, falta de sono e até de apetite. Esse conjunto traz a crise de irritabilidade.

Como tratar do bruxismo?

Muitas pessoas que percebem os sintomas do bruxismo, se sentem perdidas para conseguir ajuda médica. O mais indicado é ir até a um dentista, depois ele vai encaminhar ao especialista na área. Muitas vezes é preciso passar pelo fonoaudiólogo e ao psiquiatra.

Essas são as informações mais importantes sobre o bruxismo!

Escrito por Cristiane Amaral



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *