Sucos e Refrigerantes podem Aumentar Risco de Câncer





Estudo relaciona consumo de sucos adoçados e refrigerantes com o aumento dos riscos de câncer.

De uns tempos para cá o número de pessoas interessadas em manter um estilo de alimentação saudável tem aumentado de forma considerável. Essa mudança nos hábitos alimentares nada mais é que um reflexo de uma série de investigações quem apontam os alimentos que mais trazem benefícios à saúde e os que são os que mais trazem riscos de doenças, entre elas a mais grave que é o câncer. E por falar em alimentos que são verdadeiros vilões para a saúde, um estudo recentemente realizado aponta que o consumo de açúcar e refrigerante pode trazer muitos malefícios ao organismo humano. Para saber mais, leia esse artigo na íntegra.

Pode- se dizer que na atualidade uma das doenças que mais desafiam a medicina é o câncer, que pode ter diversos tipos e que na maioria dos casos é de difícil tratamento e cura. Dessa forma, enquanto não é descoberto um remédio que possa erradicar essa doença, muitos pesquisadores têm trabalhado em pesquisas que buscam por formas de se evitar essa tão temida doença.




Assim, os estudos recentemente realizados apontam que as pessoas que consomem sucos adoçados com açúcar, refrigerantes e sucos artificiais possuem uma maior propensão a desenvolver alguns tipos de câncer. Informação esta que deve servir de alerta para que o consumo desses alimentos sejam retirados da alimentação das pessoas em geral.

Essa advertência partiu de cientistas que publicaram o resultado da pesquisa na quinta-feira, dia 11 do mês de julho. A pesquisa aconteceu na França e teve sua publicação realizada na BMJ, uma renomada revista médica.


Nesta pesquisa a equipe quis fazer a avaliação da associação entre o consumo destas bebidas açucaradas e os possíveis riscos de se desenvolver o câncer, além de alguns tipos de tumores considerados malignos, como os de intestino, próstata e mama.

Para a realização desta pesquisa foram utilizados cem mil pessoas em idade adulta, com idade superior a 42 anos, sendo que desse total 79% foram mulheres.

As pessoas que participaram da pesquisa tiveram um acompanhamento pelo período de nove anos no máximo, de forma que preencher cerca de dois questionários por dia, sobre a dieta, de forma que os dados forma validados e o consumo diário foi calculado, considerando os sucos artificiais, sucos de frutas naturais adoçados com açúcar e refrigerantes em geral.

Os pesquisadores fizeram a medição da ingestão por dia de bebidas que levam açúcar em relação as bebidas diet e assim fizeram a comparação destes dados com as ocorrências de câncer presentes nos registros médico destes participantes durante o tempo em que foram acompanhados.

Como resultado da pesquisa a equipe descobriu que com a ingestão de 100 ml destas bebidas já possuía associação com o aumento do risco de cancer em 18%. Já para o câncer de mama o risco subiu para 22%.

Durante estes nove anos foram descobertos o total de 2.193 casos de diagnóstico de câncer, com pessoas com idade em torno de 59 anos. Os autores da pesquisa reforçam que o trabalho foi baseado na observação e por isso não podem estabelecer as causas do prognóstico de câncer. Como o tamanho da amostra foi considerávelmente grande, houve um ajuste para outros fatores que também podem ter influência.

De acordo com os autores da pesquisa, colocar o açúcar como um dos potenciadores do câncer pode levar a diminuição do seu consumo e consequentemente do número de casos da doença.

Esse estudo vem a encontrar com outros estudos que já foram realizados e que já apontaram estas bebidas como um risco para a saúde, não somente na questão do desenvolvimento do câncer, mas também da obesidade que também é perigosa para a saúde.

Nesse sentido, mudar os hábitos alimentares pode ser muito benéfico para a saúde de todos.

Sirlene



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *