Câncer – O Que é, Sintomas, Tratamentos, Prevenção





Confira aqui mmais informações sobre o Câncer.

O câncer é uma doença que tem afetado muitas pessoas no mundo inteiro. Elas são de diferentes idades e estilos de vidas. Algumas pessoas soam frio somente em ouvir a palavra “câncer”. Realmente ela é uma doença grave e que precisa ser tratada corretamente e dentro do tempo correto. Quanto antes é melhor. Mas, muitas pessoas desconhecem as principais informações sobre o câncer. Essas informações são muito importantes para a prevenção, diagnóstico e tratamento da mesma. Logo abaixo vão estar informações mais importantes sobre essa doença.

O que é o câncer?

O câncer é uma doença que surge quando ocorre o crescimento anormal de células em uma região do corpo. Ele também é conhecido como neoplasia maligna, que é o nome dado ao conjunto de mais de 200 doenças distintas. O câncer pode ser citado também como aparecimento de tumores(malignos). Mas nem sempre esses tumores são visíveis, e estão bem imperceptíveis. Nesse caso apenas fazendo alguns exames de imagens e de sangue para se mostrar.




Falando da leucemia

A leucemia é um tipo de câncer que pode ser muito agressivo. E na maioria das vezes ele não ocasiona nenhum tipo de tumor no organismo. Esse câncer afeta diretamente ao sangue, e pode surgir de uma anemia profunda. Ele também não causa a famosa metástase, que já vou explicar logo abaixo. A leucemia pode infiltrar a região dos tecidos e os órgãos diretamente. Uma pessoa que sofre de leucemia, pode ter mais dificuldade de controlar a doença, do que pessoas que sofrem com outro tipo de câncer.

Como é o aparecimento do câncer

A forma mais clara de explicar o câncer é falando que ele é uma mutação genética. Essa doença aparece na hora que surge a ativação do oncogenes ou a paralisação dos genes supressores do tumor. Que é basicamente quando ocorre a divisão celular ou o retardo da divisão celular. Resumindo, o câncer surge quando acontece a mutação genética, que é basicamente a alteração no DNA do indivíduo.


Veja os principais tipos de câncer

Existem muitos tipos de câncer, e alguns são bem raros. Mas geralmente existem alguns que são mais vistos e falados. Veja abaixo:

1º Câncer de pulmão

2º Câncer de mama

3º Câncer de intestino e reto

4º Câncer de próstata

5° Câncer de pele

Tipo de câncer que afetam muitas pessoas no mundo

1º Câncer de pele

2° Câncer de próstata

3º Câncer de intestino e reto

4° Câncer de Pulmão

5° Câncer de estômago

6° Câncer de colo de útero

7º Câncer de cavidade oral

8º Câncer do sistema nervoso central

9° Leucemia

10º Câncer de esôfago

Veja agora os principais tipos de câncer que mais matam

1º Câncer de pulmão

2º Câncer de intestino e reto

3º Câncer de estômago

4º Câncer de fígado

5° Câncer de mama

Diagnóstico da doença

O câncer é considerado uma doença silenciosa. E por isso é preciso ter muita atenção ao próprio corpo, e saber interpretar a cada sinal diferente. É preciso fazer exames regularmente e ao sinal de qualquer coisa diferente relatar ao seu médico. Caso seja comprovado alguma alteração nos exames, é preciso consultar um médico oncologista.

Sintomas mais comuns de quem está com a doença

O câncer tem alguns sintomas comuns, eles normalmente podem aparecer juntos ou não. É necessário estar atento, e entre os mais comuns estão:

– Dor

– Perda de peso

– Convulsões

– Presença de nódulos ou inchaços

– Fadiga

– Presença de sangue nas secreções e fezes

– Pintas com bordas irregulares

– Feridas que não cicatrizam

– Anemia

– Infecções frequentes

Melhor forma de prevenção da doença

O câncer pode acontecer de forma natural na vida de qualquer pessoa. Mas, algumas escolhas que nos seres humanos fazemos, podem facilitar o aparecimento da doença. Entre elas estão:

– Exposição excessiva aos raios ultravioletas

– Consumo de cigarro

– Consumo de bebida alcoólica

– Ingerir alimentos calóricos e com excesso de açúcar com frequência

– Hereditariedade

– Alguns tipos de infecções

Entre outros.

Tratamento da doença

O tratamento do câncer pode ser diferente em cada tipo e estágio. Alguns pacientes precisam fazer apenas radioterapias. Outros precisam fazer algum tipo de quimioterapia e em alguns casos é preciso de cirurgia aliada a algum tratamento. Somente o médico especialista pode indicar a melhor forma de tratar o câncer.

Essas são as principais informações sobre a doença!

Escrito por Cristiane Amaral



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *