Furúnculo ou Foliculite – O Que é, Sintomas, Tratamento, Como Prevenir





Confira aqui todas as informações que você precisa saber sobre os Furúnculos.

O furúnculo é um problema que afeta muitas adultos e crianças. A falta de informação pode ser uma das causas de tantas pessoas sofrerem com esse problema. E existe ainda um grupo de pessoas que nem sabem o que é furúnculo, mesmo já tendo a mesma em alguma época da sua vida. Para saber como prevenir e tratar esse tipo de problema, é importante saber como ele surge. Abaixo vou falar tudo sobre o furúnculo e como trata-lo.

O que é furúnculo?

O furúnculo é um problema ou doença que surge na pele. É também conhecido como foliculite. Esse problema é causado por uma bactéria que tem o nome de Staphylococcus Aureus. O furúnculo acontece no folículo piloso, na glândula sebácea, no tecido subcutâneo e ao redor de toda essa região. Esse problema pode surgir da noite para o dia, e é preciso prestar atenção em seus sinais.




Como é a aparência de um furúnculo?

O furúnculo tem a forma de um abcesso. Normalmente ele é avermelhado e surge rapidamente. Algumas pessoas podem até confundi-lo com um pelo encravado, mas ao passar dos dias ele vai crescendo e na maioria das vezes são bem dolorosos. Ele também possui um ponto amarelo, como se fosse um pequeno olho, nele está concentrado o pus, que é o resultado dessa inflamação. Em alguns casos, o furúnculo tem uma temperatura mais elevada, ao colocar a mão, é possível sentir essa região mais quente.

Quais os sintomas de um furúnculo?

A doença se caracteriza da seguinte forma. O abcesso surge e com o passar dos dias ele vai crescendo. Geralmente aparece no pescoço, rosto, nádegas, costas e de forma menos comum e outras partes do corpo. Dependendo do grau do furúnculo, é possível que se tenha quadro de febre e a dor na região pode variar de leve a alta. Muitas pessoas não dão atenção ao quadro de furúnculo, mas é preciso saber que ele deve ser tratado corretamente. Os casos onde o furúnculo está mais infeccionado, pode ocorrer o rompimento do mesmo, e dor pode ser bem maior. Nos casos mais graves da doença acomete a intoxicação sanguínea, ela é responsável por liberar as toxinas pela bactéria. E seu tempo normal de aparecimento até melhorar é de até 10 dias.


Maneiras de afirmar se o abcesso na pele é um furúnculo

Algumas pessoas que já tiveram essa doença, conseguem descobrir sua aparição apenas em um olhar. Mas, o ideal é ir a um consultório médico, para que o mesmo confirme se é realmente um furúnculo. A melhor especialidade para verificar o tipo de problema na pele é o dermatologista, mas é possível que um clínico geral faça esse diagnóstico também. Então o ideal é ir a um pronto socorro para ser avaliado, e também ser medicado em caso de febre e dor.

Veja como tratar um furúnculo

Quem sofre de furúnculo, normalmente usa meios de medicações naturais. Mas, o certo, é usar medicamentos receitados por um médico. Dependendo da gravidade do problema, o mesmo vai prescrever antibióticos em forma oral e até mesmo pomadas que contenham esse componente em sua fórmula. Uma ótima dica para acelerar a melhora desse problema é manter o abcesso sempre higienizado, mesmo que seja complicado manusear essa região. Vale lembrar também que não se pode manter o furúnculo abafado, seja com algum tipo de roupa ou curativo. Isso só vai ajudar a infeccionar mais ainda e causar mais dores na região.

Veja como prevenir o furúnculo

A higiene é sempre a melhor forma de prevenção. Manter as mãos sempre limpas é o ideal para quem quer ficar livre desse problema. Tomar banho regulamente também vai ajudar a manter a pele longe desse problema. Evite coçar o rosto e demais regiões com a unha suja, isso pode abrir o caminho para infeccionar a região.

Essas são as principais informações sobre o furúnculo e como tratá-lo!

Escrito por Cristiane Amaral



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *