Alimentos bons para o Estômago




Alguns alimentos ajudam a aliviar dores, incômodos e até doenças gastrointestinais devido às suas propriedades e fontes nutritivas.

Você sabia que existem alimentos que são ótimos para a saúde do estômago? Devido às suas propriedades e fontes nutritivas ajudam a aliviar dores, incômodos e até doenças gastrointestinais como, por exemplo, gases ou diarreia. Neste post, você vai conferir as melhores dicas. Vamos lá?

Mamão

Fruta que é digerida facilmente, e pode aliviar diversos tipos de dores. É uma excelente opção para quem sofre com gastrite e úlcera estomacal. Você pode comer no café da manhã ou saborear a fruta como suco, mas deve estar madura.


Arroz

Alimento de fácil digestão e isso aumenta a absorção de fluídos. Por exemplo, o amido presente no arroz vai revestir o estômago, o que vai gerar uma sensação de saciedade. Logo, comer um pouco de arroz branco pode fazer bem para o seu estômago.

Aveia

Rico em fibras, também produz a sensação de saciedade. Auxilia na digestão e ainda diminui os níveis de colesterol. Não é à toa que é um item presente em muitas dietas alimentares.

Maçã

Fruta fácil de ser encontrada e acessível, tem níveis elevados de fibras que são insolúveis. Também tem propriedades que ajudam na proteção do estômago de várias doenças como pectina e outras enzimas naturais.


Você sabia que uma das melhores formas de aproveitar todos os benefícios nutricionais dessa fruta é consumindo ela assada?

Gengibre

Pesquisas indicam que o gengibre tem propriedades que aliviam a náusea ou vômito. Você pode consumi-lo mastigando um pedaço fresco, por exemplo. Outro benefício, é que o gengibre também atua no fortalecimento do sistema imune.

Alimentos com poucas gorduras

Se você estiver com muita dor no estômago, evite alimentos pesados e gordurosos. Mas, proteínas leves como, por exemplo, peixe e frango sem gordura pode ser uma ótima opção para o estômago. Um peixe recomendado, por exemplo, é a pescada.

Canela

A canela atua no combate à diarreia e às irritações presente no estômago. Também ajuda no alívio de gases que permanecem acumulados no intestino e ajuda a diminuir os desconfortos estomacais.

Você pode consumir a canela por meio de infusão ou se preferir colocá-la nos alimentos que fazem parte da sua dieta diária. Que tal experimentar?

Suco Verde

Uma das propriedades mais importantes do suco verde é a clorofila, encontrada nas plantas e que é rica em antioxidante, componentes fundamentais para a recuperação estomacal. Outro benefício é a vitamina C e o magnésio que fortalecem o organismo e ajuda a equilibrar a acidez, que existe no estômago. Por isso, aposte em sucos de salsinha e couve, por exemplo.

Erva-doce

Tem propriedades que atuam no alívio das flatulências, é rica em antioxidante e ainda ajuda a eliminar as toxinas presentes no organismo.

Abacate

Muito importante para a manutenção da saúde estomacal, sendo rico em fibras e potássio. Favorece a digestão e mantém a saciedade. O abacate também ajuda no equilíbrio do colesterol, é um bom anti-inflamatório e ainda oferece gordura monoinsaturadas, que ajudam na saúde do coração. Que tal incluir abacate no seu dia a dia?

Hortelã

O chá de hortelã pode trazer inúmeros benefícios para o estômago e também para a saúde do organismo. Além de auxiliar nos desconfortos estomacais, ajuda na regulação do intestino e ainda diminui a oleosidade da pele.

Alho

O alho tem propriedades importantes e combate os desconfortos no estômago. Por exemplo, a alcina, substância presente no alho, também ajuda no equilíbrio do colesterol para o organismo e também atua na prevenção de gripes e resfriados.

Óleo vegetal

Prepare os alimentos em óleo vegetal, preferencialmente. Esse tipo de óleo auxilia ajuda a neutralizar a acidez se forem colocados diretamente na comida. Que tal dar preferência a este óleo no preparo dos alimentos?

Cuidar da alimentação é fundamental para a saúde e para a manutenção da qualidade de vida. Compartilhe essas dicas nas suas redes sociais!

Por Babi

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